São Paulo, quinta-feira, 22 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Record ameaça ir à Justiça contra a Globo

João Miguel Jr./TV Globo
ANARQUISTA OU COMUNISTA?
A atriz Maria Fernanda Cândido grava cena em que é presa na novela "Esperança", após incentivar tecelãs a fazer greve por melhorias; vai ao ar amanhã


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Record poderá acionar a Globo na Justiça e no Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico) pelas transmissões de jogos nas noites de quarta-feira, como vinha fazendo até a semana passada. Anteontem, a Record foi informada de que os jogos do Campeonato Brasileiro às quartas serão agora exclusivos da TV paga.
Ontem, a Record veiculou em seus telejornais editorial em que acusava a Globo de exercer "monopólio" e de mudar o "calendário das transmissões esportivas" para não prejudicar sua principal novela. Com o horário eleitoral, que vai até as 21h20, a Globo não irá transmitir futebol às quartas, porque não haveria tempo para "Esperança". A Record iria faturar com transmissões exclusivas.
A Record obteve os direitos de transmissão por meio de parceria com a Traffic, que comprou o evento da Globo. Seu contrato, no entanto, diz apenas que a emissora tem direito a quatro transmissões por semana, o que permite interpretar que a Globo pode determinar que todas essas transmissões devem ser, por exemplo, aos domingos. Se for à Justiça, a Record irá questionar por que tinha direito a jogos às quartas até a semana passada.
A Globo disse apenas que "a Record comprou os direitos diretamente da Traffic. A quantidade e dias dos jogos foi estabelecida na negociação entre essas partes, seguindo as determinações do Clube dos 13".

OUTRO CANAL

Prejuízo 1
O horário eleitoral, a julgar pelo primeiro dia, poderá fazer um belo estrago nos números de audiência da Globo. À noite, por exemplo, a novela "Esperança", exibida após a propaganda eleitoral, registrou 39 pontos na terça. Na segunda, sem política, tinha cravado 46, uma de suas melhores marcas.

Prejuízo 2
Segundo números preliminares da Globo, houve estrago também de manhã. "TV Globinho", "Sítio do Picapau Amarelo", "SP TV 1ª Edição" e "Globo Esporte" perderam para o SBT. Os infantis continuam no mesmo horário, mas os jornalísticos da Globo estão entrando mais cedo e batendo de frente com a enésima reprise do mexicano "Chaves", que continua sendo uma ameaça.

Rojão
Festa na Rede TV!. O policial "Repórter Cidadão" de terça- feira foi pela primeira vez vice-líder absoluto no Ibope. Deu média de 5 pontos, contra 4 do SBT ("Falando Francamente") e 3 da Record ("Eliana & Alegria", que na semana passada havia festejado também dois segundos lugares parciais, mas que já caiu).

Première
Um dos diretores da novela "Marisol", do SBT, o misterioso Sacha (ele não revela seu nome) emplacou seu primeiro curta-metragem, "Vaidade", no Panorama Brasil do 13º Festival de Curtas de São Paulo, que começa hoje (para convidados). Aborda a vida de mulheres em comunidades isoladas da Amazônia.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Guerra! Vampiro Brasileiro ataca jugular do Bonitão!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.