UOL


São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

Especial sobre Lula é "macumba para turista"

PLÍNIO FRAGA
DA REPORTAGEM LOCAL

O documentário "Lula, a Trajetória de um Vencedor", que o canal de TV paga A&E Mundo apresenta domingo, começa e termina com o desfile da escola de samba Beija-Flor.
Para um olhar estrangeiro, a imagem do carro alegórico em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Carnaval passado, talvez seja um acesso atraente para um programa que pretende contar a história da vida de um político latino-americano.
São 50 minutos dentro da série "Biography", transmitidos para 12,5 milhões de assinantes de 19 países do continente. Mas, para o público brasileiro, o documentário pode ser enquadrado na definição de Oswald de Andrade (1890-1954) de "macumba para turista".
Formado por um recorte de imagens e entrevistas -grande parte delas exibidas originalmente pelas TVs Globo e Bandeirantes ou retiradas do horário eleitoral gratuito petista-, o documentário chega a ser adulador.
"Esta é a história de um homem que decidiu apostar tudo na esperança e venceu", afirma o locutor logo no início do programa, sem deixar dúvidas sobre o que virá a seguir.
Fala da família e da infância de Lula em Pernambuco, da viagem no pau-de-arara para São Paulo e da sua falta de formação escolar. Ressalta sua "inteligência prática" e capacidade de liderança mostrada no meio sindical e na criação do Partido dos Trabalhadores.
Destaca que Lula venceu "a adversidade e o preconceito" e que perseverou mesmo depois de três derrotas eleitorais para chegar à Presidência.
Entre suas imagens mais interessantes, está a que mostra o julgamento de Lula, Chico Mendes e outros líderes sindicais, na década de 80, no Acre, enquadrados na Lei de Segurança Nacional pelo regime militar.
O programa se encerra na posse de Lula e não se aproxima das dificuldades vividas nos primeiros oito meses de governo. Termina com as imagens da Beija-Flor, como se tivesse a repetir a definição oswaldiana dos brasileiros: "Nunca fomos catequizados; fizemos foi Carnaval".


Lula, a Trajetória de um Vencedor 
Quando: domingo (dia 24), às 21h, no canal A&E Mundo



Texto Anterior: Palavras ao Vento
Próximo Texto: Erika Palomino
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.