São Paulo, domingo, 22 de agosto de 2010

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FUNK CABEÇA

Humorista da MTV Marcelo Adnet vira hit no YouTube com funk cult que faz paródia do gênero e cita 40 intelectuais

ROBERTO KAZ
DE SÃO PAULO

Três meses atrás, os comediantes Marcelo Adnet e Rafael Queiroga, apresentadores do programa "15 Minutos", da MTV, leram no ar o e-mail de um telespectador.
O teor se resumia a uma questão fundamental: por que as letras de funk precisavam ser grosseiras? Adnet e Queiroga não tergiversaram e propuseram, ali mesmo, a solução: cantaram o primeiro funk erudito para massas.
Nasceria, ali, a ideia embrionária da canção "Gaiola das Cabeçudas", um batidão que, em quatro minutos, cita o nome de 40 intelectuais, entre escritores, músicos, escultores, cientistas, pintores e dramaturgos.
O clipe da música foi ao ar no "Comédia MTV" do dia 28/7 e já alcançou cerca de 200 mil acessos no YouTube. Confira trechos da entrevista de Adnet, 28, à Folha.

 

Folha - De onde surgiu a ideia do funk erudito? Marcelo Adnet - Pensei em unir duas coisas opostas: a estética "proibidona" do funk e pensadores cujas obras estão caindo em esquecimento. Ao todo, entre composição e gravação, foram umas três horas.

 


Você já havia esboçado essa música? Contou com a ajuda de alguém para compô-la?
Tinha a ideia há muito tempo e a compus praticamente sozinho. O Rafael Queiroga deu importantes contribuições, principalmente no verso "segue sua nau", um trocadilho com uma modalidade sexual.

 

Além de rimar com Zaratustra, que outra contribuição Xuxa deu à alta cultura?
Algumas, mas, claro, o nome dela está ali para quebrar um pouco a letra e causar um incômodo. Só para colorir.

 

A letra da música é puramente estética ou diz algo sobre a sua geração?
Diz algo sobre a gente, mas não é nada objetivo. O encontro de Kant e Platão com o batidão da favela é o grande barato. Não há uma crítica pré-concebida, mas traz questionamentos. Ele pode servir de resposta a quem reclama da "falta de conteúdo" do funk.

 

Em menos de uma semana, a música já tem quase 200 mil exibições no YouTube. Você imaginava esse sucesso?
Esperava. Alguns conhecem os pensadores, outros não conhecem, mas entendem a mistura e acham graça. É de fácil entendimento.

 

Quantos daqueles intelectuais você leu?
Pouquíssimos. Falar é fácil, ler é mais difícil.


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