São Paulo, sábado, 22 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATES
SBT, 13h50. (Willy Wonka & the Chocolate Factory). EUA, 1971, 95 min. Direção: Mel Stuart. Com Gene Wilder, Jack Albertson. Garoto pobre ganha bilhete em chocolate e pode conhecer a fábrica-título. Lá, os garotos mal-comportados recebem punições "surreais" e voltam mais cedo para casa. O menino tenta, contudo, permanecer na fábrica. Clássico das sessões da tarde, esse filme, mediano, permanece no imaginário coletivo da geração que nasceu nos 70. Um filme de bom gosto para as crianças de hoje.

BEETHOVEN 2
Globo, 22h05.
(Beethoven"s 2nd). EUA, 1993. Direção: Rod Daniel. Com Charles Grodin, Bonnie Hunt e Debi Mazar. O simpático cão São Bernardo do primeiro filme da série encontra uma parceira. Quando nascem os filhotes, no entanto, uma vilã decide separar o casal. Se o primeiro já não era brilhante, esse é, como se poderia esperar, ainda pior.

O AMANTE DE NINA
Bandeirantes, 22h20.
(Nina Takes a Lover). EUA, 1995, 97 min. Direção: Alan Jacobs. Com Laura San Giacomo, Paul Rhys e Michael O"Keefe. Quando marido de Nina viaja, ela conhece um fotógrafo e tem com ele um caso ardente, bem mais caliente que seu casamento. Só para insones. Inédito.

A COLETORA DE IMPOSTOS
Cultura, 22h30.
(A Taxing Woman). Japão, 1987, 127 min. Direção: Juzo Itami. Com Masahiko Tsugawa, Nobuku Miyamoto. Do mesmo diretor de "Tampopo", o filme mostra uma fiscal do serviço de impostos japonês que se envolve com um fraudador do fisco, dono de motéis. Ela tem de optar entre a profissão e a atração. Filme mediano, se comparado a Kurosawa, Ozu e Mizoguchi. Mas, dentro da mediocridade do atual cinema japonês, esse, dos anos 80, vale uma zapeada. O diretor rodaria uma sequência, um ano depois. Versão original com legendas.

UMA JOGADA DO DESTINO
Globo, 0h05.
(Judgement Night). EUA, 1993. Direção: Stephen Hopkins. Com Emilio Estevez, Cuba Gooding Jr. e Stephen Dorf. Grupo de amigos se perde numa zona perigosa de Chicago. Acabam testemunhando um assassinato e passam a ser perseguidos por um psicopata, o autor do crime.

A FÊMEA DO MAR
CNT/Gazeta, 0h15. Brasil, 1975, Direção: Ody Fraga. Com Neide Ribeiro, Jean Garrett, Aldine Muller. Filme erótico dos anos 70 em que uma mulher que vive em uma praia deserta com seus dois filhos recebe a visita de um marinheiro. Filme que deveria ter sido queimado na ilha de edição.

ÂNSIA DE AMAR
Bandeirantes, 0h20.
(Carnal Knowledge). EUA, 1971, 96 min. Direção: Mike Nichols. Com Jack Nicholson, Candice Bergen, Ann-Margret, Arthur Garfunkel. Ciranda amorosa ao longo de duas décadas. É tempo de rir e chorar, se divertir e sofrer (para os personagens). Nicholson perfeito em início de carreira. Nichols, não menos brilhante. Filme, ao mesmo tempo, típico dos anos 70 e exceção ao cinema americano, ou seja, deixa lacunas que permitem personagens e situações magníficas.

ASSASSINATO NA RÁDIO WBN
SBT, 0h55.
(Radioland Murders). EUA, 1994, 97 min. Direção: Mel Smith. Com Mary S. Masterson, Brian Benben. Uma série de mortes atrapalha a integração de uma rádio a uma rede de emissoras. O suspeito, um redator trapalhão, tenta ajudar a polícia a encontrar o verdadeiro assassino. Stuart Masterson fez melhor como a loirinha sem sal de "Tomates Verdes Fritos". Filmeco que pode, ao máximo, valer uma sintonizada rápida, com chiados.

SATISFACTION: NO AMOR E NO ROCK
Globo, 2h.
(Satisfaction). EUA, 1988. Direção: John Freeman. Com Justine Bateman, Liam Neeson e Julia Roberts. Banda formada por quatro moças e um rapaz humildes consegue uma chance para tocar em balneário de mauricinhos. Vale por Julia Roberts, ainda uma iniciante, em seu segundo filme.

COMPORTAMENTO INDECENTE 2
Bandeirantes, 2h20.
(Indecent Behavior 2). EUA, 1994, 98 min. Direção: Carlo Gustaff. Com Shannon Tweed, James Brolin, Cynthia Steele. Uma terapeuta sexual procura ajuda de um colega para investigar o assassinato de uma cliente. Nesse percurso, a terapeuta e o terapeuta se apaixonam e lançam-se no tradicional jogo de perversões. Melhor uma visita à locadora mais próxima.

GUNCRAZY
SBT, 3h.
(Guncrazy). EUA, 1992, 96 min. Direção: Tamra Davis. Com Drew Barrymore, James LeGros, Billy Drago. Após ser violentada pelo namorado da mãe (e matá-lo), garota maltratada ao longo da vida foge. Junta-se a ex-presidiário com quem mantinha correspondência para fuga perigosa. Filme barra-pesada, inspirado em filmes noir, mas nunca com o mesmo brilho. Contudo, a parte o trabalho nulo como atriz, Drew Barrymore vale sempre uma avistada.

O OCASO DE UMA ESTRELA
SBT, 5h.
(Lady Sings the Blues). EUA, 1972, 143 min. Direção: Sidney J. Furie. Com Diana Ross, Billy Dee Williams, Richard Pryor. Tomou-se todo o cuidado para compor o retrato de Billie Holiday, legendária e sofrida cantora de jazz. Inclusive providenciou-se Diana Ross para interpretar o papel. Mas o monstro do jazz Billie Holiday é maior que qualquer filme. E Ross, convenhamos, é uma farsa da maior breguice. Mas o filme, feito nos 70, tem seus méritos, se garantindo no horário e pelo repertório.

TV PAGA
Os opostos se enlaçam

da Redação

"A Mosca" (Telecine 2, 6h50 e 13h50) é um filme que, supostamente, obriga um jejum prévio.
Referência direta ao mais detestado inseto das donas-de-casa, a mosca, a obra de David Cronenberg é fiel à sua filmografia, repleta de corpos em transformação e degradação, em constante e letal mutação.
E é isto, de fato, o que acontece com o cientista de "A Mosca", que tem suas células misturadas às de um inseto, numa máquina.
Este ser criou repugnância nas platéias. Por quê?
Tudo aquilo que foge ao pré-estabelecido, choca. E o modelo humano é ele próprio. O sinal de sua total prepotência está aí. Lembremos que o cientista, quando "mosca", torna-se muito mais interessante e menos careta. (PSL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.