São Paulo, Quarta-feira, 22 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECHO & THE BUNNYMEN

A garotada inglesa é um lixo, diz McCulloch

em Reading

Leia a continuação da entrevista com Ian McCulloch, do Echo & The Bunnymen. (LÚCIO RIBEIRO)

Folha - E o último álbum do Echo, o "What Are You Going to Do with Your Life"? Saiu do jeito que você esperava?
Ian McCulloch -
Por que você pergunta? Você não gostou?

Folha - Não é isso. Quero saber como você situa o álbum dentro da discografia dos Bunnymen.
McCulloch -
Gosto muito do álbum. É claro que ele não é nenhum "Ocean Rain" (1984), que é o meu favorito. Mas posso dizer que "What..." é o disco intimamente mais completo que eu fiz.

Folha - Você gosta da música pop feita hoje na Inglaterra?
McCulloch -
O que é a música pop hoje? Isso aí que está tocando (a entrevista foi feita no camarim atrás do palco principal do Reading; a banda inglesa Reef tocava no momento e o som vinha alto ao local da entrevista)? Eu não gosto disso. Como pop, prefiro Spice Girls, Five (cantarola uma música qualquer do Five, grupo teen comercial). O Oasis, a última banda a vender muito na Inglaterra, deixou de ser pop conforme as vendas foram caindo. Agora é apenas uma banda de rock, entende? Acredito no seguinte: o pop está morto, o rock está vivo.

Folha - Como você acha que a garotada inglesa de hoje vê o Echo & The Bunnymen? Essa garotada que aprendeu sobre pop ouvindo Blur e Oasis, que por sua vez aprenderam sobre pop ouvindo os grupos dos anos 80?
McCulloch -
A garotada inglesa de hoje, Deus a abençoe, é um lixo. Eles não constroem nada novo, sei lá. Encontram tudo pronto, batido, massificado. Não sabem para onde ir. E parecem não procurar meios para deixar o marasmo. Digo isso falando sobre música. Os jovens ingleses não sabem nem gramática. E hoje você lê as revistas de música, o "Melody Maker"... Eles escrevem inglês errado. Como essa garotada vai formar uma banda, escrever uma letra, se nem escrever eles sabem?

Folha - É verdade que o Echo & The Bunnymen vai lançar uma coletânea no final do ano? E as músicas, já estão escolhidas?
McCulloch -
É, no Natal, possivelmente. Estamos pensando em um disco duplo, com livro. Não é novidade para ninguém: a coletânea terá as melhores canções já feitas na música inglesa (risos).

Folha - Quais suas três canções favoritas do Echo & The Bunnymen, que não podem ficar de fora da coletânea de jeito nenhum?
McCulloch -
Eu sempre mudo de opinião em relação a isso. Mas posso falar que minhas favoritas para hoje são "The Killing Moon" ("Ocean Rain", 1984), "Ocean Rain" ("Ocean Rain", 1984) e "The Cutter" ("Porcupine", 1983).


Texto Anterior: Da rua: Bala Perdida
Próximo Texto: Down by Law realiza turnê pelo Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.