São Paulo, sexta-feira, 22 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Glória Menezes "se desnuda" em peça

DA REPORTAGEM LOCAL

A versão brasileira para "Wit", a primeira peça da americana Margaret Edson (Pulitzer 98), chega a São Paulo após temporada no Rio. O espetáculo "Jornada de um Poema", título sugerido por Diogo Vilela, em sua primeira direção, é protagonizado por Glória Menezes e tem temporada a partir de hoje no teatro Faap.
No papel da professora universitária Vivian Bearing, que passa sua vida a limpo após diagnóstico de câncer, Glória, 63, raspou a cabeça. "Me sinto mais nua sem o cabelo do que mostrando outras partes do meu corpo", diz a atriz, que completa 40 anos de carreira.
Indicada para o Prêmio Shell de melhor atriz, no Rio, Glória diz que Vivian é um personagem "meteórico", que lhe permite ir até o limite do trabalho de interpretação. "Se me exponho com a cabeça raspada, por exemplo, ela também faz o mesmo, vai até as últimas consequências." Professora de literatura, a personagem põe a sua bagagem intelectual de lado e se deixa levar pelas lembranças, que vão desde a infância, na difícil relação com o pai, até a convivência com seus alunos.
As reminiscências são mescladas aos sonetos sacros do poeta inglês John Donne, contemporâneo de Shakespeare no século 17. A obra de Donne é objeto de especialização de Vivian. "Por meio dos poemas, se torna mais sensível, mais entregue para a vida, apesar da morte que se aproxima", diz Diogo Vilela, 42. (VS)


Peça: Jornada de um Poema Autora: Margaret Edson Direção: Diogo Vilela Com: Glória Menezes, Adriano Reys e outros Quando: estréia hoje, às 21h; de qui. a sáb., às 21h; dom., às 19h Onde: teatro Faap (r. Alagoas, 903, Pacaembu, tel. 0/xx/11/3662-1992) Quanto: de R$ 25 a R$ 35

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rádio: Série na 89 FM conta a música dos anos 60
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.