UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO




Domésticas entram na Justiça contra novela

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Mais uma polêmica em "Mulheres Apaixonadas". O Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Jundiaí e Região (São Paulo) entrou na Justiça contra a novela das oito da Globo na última sexta.
A ação cautelar, em julgamento, requer liminar para impedir a exibição de cena em que Zilda (Roberta Rodrigues), uma empregada doméstica, tem relação sexual com Carlinhos (Daniel Zettel), filho adolescente dos patrões.
Na novela, o garoto tenta perder a virgindade, e um de seus "alvos" é a moça. No início, ela cortava as investidas do menino, mas agora dá corda. Para o sindicato, "Mulheres" gera preconceito. "Tem inserido na cabeça de adolescentes o desrespeito e insinuado que a categoria de empregadas domésticas, além de servir à família com seu trabalho e dedicação, deve servir aos desejos sexuais dos pequenos iniciantes, como se fossem meretrizes à espera do patrãozinho", diz trecho da petição.
Informado pela Folha sobre a ação, o autor da novela, Manoel Carlos, disse: "Isso é normal. Quando há na novela uma enfermeira e um sujeito se interessa, pronto, lá vem o sindicato. As secretárias, a mesma coisa. Também tivemos problemas com as massagistas. É como se essas profissionais não fossem capazes de provocar interesse em um homem, a não ser por suas qualidades profissionais. Ainda não sei se farei o Carlinhos transar com a Zilda, mas, se tiver, faço."

OUTRO CANAL

Telhado de vidro
Explorado por apresentadores rivais na guerra de audiência, o "caso Gugu" começou a preocupar o departamento jurídico das emissoras de TV. Avalia-se que uma punição ao "Domingo Legal" pode abrir "precedentes perigosos" para um controle externo da programação.

Consumo
Por trás da discussão da polêmica de Gugu, há uma questão jurídica assombrando as TVs: se telespectadores devem ou não ser considerados consumidores. Uma corrente de promotores defende que sim, o que complica a vida dos canais, por sujeitá-los também às punições do Código de Defesa do Consumidor.

Au-au
A direção do "Pânico", que nasceu na Jovem Pan FM e estréia domingo na Rede TV!, anuncia hoje à imprensa três novos membros da equipe para a versão televisiva: um cachorrinho, seu Brito e dona Inês, motorista e copeira da Pan, respectivamente.

Clima
Parte dos autores e diretores da Globo que participaram de um "encontro da criação", em Angra dos Reis, há duas semanas, anda pessimista. Na ocasião, a direção do canal pediu sugestões de projetos para 2004, na programação infantil e adulta. Mas tem gente achando que o encontro foi mais vitrine do que outra coisa.

@ - laura@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.