São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Filme tem duas crias a caminho

"Ônibus 174" ganha Prêmio Emmy em NY

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

O documentário "Ônibus 174", de José Padilha e Felipe Lacerda, recebeu na segunda-feira o Emmy [espécie de Oscar da TV americana] de melhor documentário de longa-metragem. O prêmio -Outstanding Cultural & Artistic Programming Award, Long Form- foi recebido pelo produtor Marcos Prado, numa cerimônia em Nova York, dedicada aos programas não-ficcionais.
Com o Emmy, o filme, que foi exibido nos EUA pela HBO em 2002 e 2003, já acumula 23 prêmios internacionais.
Contundente retrato do seqüestro de um ônibus no Rio, ocorrido em junho de 2000, tem dois rebentos, ambos ficcionais, com previsão de filmagens em 2006: "Infância Perdida", longa com direção de Bruno Barreto, baseado na vida de Sandro do Nascimento, o ex-menino de rua que seqüestrou o ônibus; e "Tropa de Elite", filme que faz uma radiografia da polícia carioca, dirigido por Padilha.
"O que está acontecendo com o PT agora vai acontecer com a polícia do Rio no filme: a gente vai saber como esta máquina de corromper pessoas é por dentro", promete o diretor, que criou seus protagonistas, dois jovens policiais cariocas, a partir das entrevistas feitas para "Ônibus 174". "Ser policial no Rio é como ir para o Vietnã de dia e voltar para sua família à noite."


Texto Anterior: Artes plásticas: Panorama retoma arte territorial
Próximo Texto: Patrimônio: Aos 40, Tuca se volta à programação musical
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.