São Paulo, segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Caco Galhardo


Audiência ignora ascensão de Felipe Massa

O bom desempenho do piloto Felipe Massa no atual campeonato de Fórmula 1 ainda não se traduziu em audiência para a TV Globo. O brasileiro está apenas um ponto atrás do líder, o inglês Lewis Hamilton.
Até o último GP, o da Itália (Monza), a Globo registrava média de 16,5 pontos com a Fórmula 1, somente meio ponto a mais do que as 14 primeiras corridas de 2007. Na transmissão do treino classificatório de Monza, no sábado, a Globo pagou o mico de ficar atrás dos desenhos animados apresentados pela menina Maísa, no SBT.
Os dados são do Ibope na Grande São Paulo. Cada ponto equivale a 1% dos domícilios da região metropolitana, ou seja, cerca de 56 mil residências.
A audiência da Fórmula 1 atual é muito inferior à dos tempos de Ayrton Senna. O GP de Monza de 2008, por exemplo, marcou 20,1 pontos (a segunda maior do ano, só atrás de Mônaco, que deu 20,2). A mesma prova em 1993, com Senna, registrou 29 pontos.
Apesar de ainda não empolgar o telespectador, a "era Felipe Massa" supera 1998, quando Rubens Barrichello vivia má fase, e a Globo teve média de só 15 pontos. Barrichello, contudo, daria à emissora uma de suas maiores audiências com corridas dos últimos 15 anos (sem contar os GPs do Brasil). Em 2000, na estréia do piloto na Ferrari, a Globo cravou 33 pontos no GP da Austrália, disputado em plena madrugada.

LEI DO SILÊNCIO 1
A Globo vem mantendo sigilo sobre suas próximas estréias (programas como "Ó Paí, Ó", "Capitu" e "Força-Tarefa") e projetos. Faz parte de sua nova estratégia. A emissora vai evitar divulgar datas e programas com antecedência para tentar impedir reações da concorrência, principalmente a Record.

LEI DO SILÊNCIO 2
Oficialmente, a Globo diz que as datas de estréias ainda não foram definidas.

OPORTUNIDADE
Empresários estão pegando carona em "A Favorita" para vender condomínios de luxo em Buenos Aires. Prometem, a quem "reservar sua unidade", "um vaucher e passeio pelos aposentos" do hotel argentino que serve de fachada para o racho dos Fontini da novela.

TRAVE
Globo e Record disputam o direito de transmitir um show de Madonna no Brasil. Mas há o risco de nenhuma das duas levar. O staff da cantora está dificultando as negociações. Não quer exibição ao vivo.

NEGÓCIO
A Globo deverá trocar pelo menos um dos cinco patrocinadores do seu futebol em 2009. No mercado publicitário, especula-se que um ou dois atuais anunciantes sairão do pacote. A emissora oferece cada uma das cinco cotas por R$ 112 milhões.

BOMBA
O horário eleitoral gratuito está tendo efeito avassalador sobre alguns programas. O "Jornal Hoje" da última quinta teve seu segundo pior ibope do ano. Marcou só 7,7 pontos. O normal são 12.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.