São Paulo, terça-feira, 22 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De novo, "Mad Men" e "30 Rock" levam Emmy

Em cerimônia de poucas surpresas, maiores prêmios continuam como em 2008

Série "Little Dorrit" tem maior número de vitórias; australiana Toni Collette desbanca Tina Fey como melhor atriz de comédia


RODRIGO RUSSO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Conforme a imprensa norte-americana já comentava, a premiação do Emmy de 2009 foi previsível. A série de comédia "30 Rock" venceu pelo terceiro ano seguido em sua categoria, e o drama "Mad Men" ganhou o segundo troféu consecutivo.
A maior surpresa ficou por conta da australiana Toni Collette, que, com sua participação em "United States of Tara" -criada por Diablo Cody, autora do roteiro de "Juno"-, conseguiu vencer a comediante Tina Fey na categoria de melhor atriz de comédia (veja no quadro ao lado os principais vencedores deste ano).
Fey, porém, conquistou a categoria de melhor atriz convidada em programas de comédia com sua divertida e popular imitação de Sarah Palin, candidata republicana à vice-presidência dos EUA, no programa "Saturday Night Live".
Nas categorias de melhor ator e atriz em série dramática, Bryan Cranston ("Breaking Bad") e Glenn Close ("Damages") repetiram o resultado do ano passado. Alec Baldwin ("30 Rock") também seguiu como melhor ator na categoria série de comédia.
A minissérie "Little Dorrit", adaptação de obra do escritor Charles Dickens, foi a maior vencedora da noite, com sete prêmios. A série foi produzida pela BBC em parceria com a emissora pública PBS.
Um dos discursos mais interessantes da cerimônia foi o de Kristin Chenoweth ao vencer como melhor atriz coadjuvante por "Pushing Daisies". Com ironia, a atriz agradeceu pelo prêmio dado a uma série cancelada que já não está mais no ar. "Estou desempregada. Então, gostaria de atuar em "Mad Men". Mas também gosto de "The Office" e "24 Horas'", disse.

Audiência
Depois de obter no ano passado a mais baixa audiência desde o início da década de 1990, com cerca de 12,4 milhões de pessoas assistindo à cerimônia de premiação, a preocupação dos produtores do Emmy em torná-lo mais atrativo funcionou -em parte.
Segundo dados preliminares, a premiação deste ano, transmitida pelo canal CBS, foi vista por 13,3 milhões de pessoas. Este é, porém, o quarto pior resultado do Emmy desde 1986 -quando 35,8 milhões de pessoas assistiram à cerimônia.
Além disso, pelo terceiro ano seguido o futebol americano foi o programa favorito na TV dos EUA para a noite de domingo. A inauguração do novo estádio do Dallas Cowboys (com custo estimado de US$ 1,2 bilhão), em jogo contra o New York Giants teve a maior audiência do esporte nos últimos 11 anos.
O fato de as séries vencedoras terem um público segmentado e baixa audiência também é apontado como um dos motivos para que as pessoas não acompanhem a premiação.


Texto Anterior: Ator afirma que "é preciso exalar a masculinidade"
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.