São Paulo, quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ROCK

Solo, Brandon Flowers tenta se afastar do pop-kitsch

Vocalista do Killers busca raízes roqueiras no disco "Flamingo"

PAULO TERRON
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Flamingo", a estreia solo de Brandon Flowers, vocalista do The Killers, nasceu quase que por acidente. Enquanto o cantor queria continuar trabalhando, no começo deste ano, parte do grupo norte-americano preferiu tirar férias e descansar. Foi o incentivo que o músico precisava para tentar -sem muito sucesso- afrouxar as amarras pop-kitsch e abraçar suas influências e raízes roqueiras.
Flowers trabalhou com produtores experientes: Stuart Price (a mente por trás de "Confessions on a Dance Floor", de Madonna), Brendan O'Brien (Pearl Jam, Rage Against the Machine) e Daniel Lanois (U2). A mistura de profissionais tão diferentes funcionou -mesmo tomando liberdades arriscadas, como a de colocar uma steel guitar ao lado de bases eletrônicas.
O lado mais pop e dançante do disco é bem representado por "Only the Young" (que poderia ser uma sobra do Killers, com seus sintetizadores destacados e refrão grudento), enquanto "Was It Something I Said?" e "Hard Enough" parecem ter saído de uma coletânea de sucessos dos anos 1980.
Já outros momentos, mais pomposos, lembram o egocentrismo exacerbado do U2, mas com letras pessimistas, ao estilo de Bob Dylan. É o caso da abertura "Welcome to the Fabulous Las Vegas", homenagem e lamento sobre a cidade onde Flowers foi criado ("Dê-nos seus sonhadores, suas prostitutas e seu pecado. Las Vegas. Ninguém te contou? A casa sempre ganhará"). Embora mais rebuscado que um álbum do Killers, Flamingo não chega a surpreender mas também não deve decepcionar os fãs.


FLAMINGO

ARTISTA Brandon Flowers
LANÇAMENTO Universal
QUANTO R$ 29,50 (em média)
AVALIAÇÃO regular




Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: Raio-X: Brandon Flowers
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.