São Paulo, quinta-feira, 22 de setembro de 2011

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Pop in Rio

Na 4ª edição brasileira, o Rock in Rio vende 700 mil ingressos ao render-se a atrações nem um pouco roqueiras

Steve Wadden/Associated Press
Elton John

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Dez anos depois, o Rock in Rio volta amanhã para seu berço. Depois de uma década de eventos da franquia em Lisboa e Madri, o festival lança sua quarta edição brasileira -e a mais pop de todas.
Em sete dias -de hoje a domingo e de quinta a domingo da semana que vem-, o Rock in Rio 2011 tem apenas três noites consideradas, sem restrições, como "roqueiras".
As principais atrações dessas noites são Red Hot Chili Peppers, Metallica e Guns N' Roses. Uma quarta data tem o Coldplay fechando o dia, mas o resto da escalação tende para música pop.
O que dá o tom do festival é uma enxurrada de nomes que alugaram as paradas nos últimos dois ou três anos. Rihanna, Katy Perry, Shakira, Maroon 5 e Ke$ha tiveram, juntos, 32 canções entre as dez mais vendidas nos EUA. Mesmo na categoria "veteranos", com Guns N' Roses em seu terceiro Rock in Rio consecutivo, a balança pesa para nomes pop, como Stevie Wonder, 61, e Elton John, 64.
Entre artistas brasileiros, enquanto um Sepultura é colocado no segundo palco, a arena principal terá Claudia Leitte e Ivete Sangalo. Além do caráter pop, a nova edição do festival é a mais feminina da história. Nos 56 shows programados para os palcos Mundo e Sunset, 23 cantoras vão se apresentar.
Para Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial -atração roqueira que vai para seu terceiro Rock in Rio-, a estranheza das muitas atrações pop não leva em conta o histórico do festival.
"Desde a primeira edição, em 1985, o Rock in Rio teve essa mistura. Lá estavam o Iron Maiden e o Ozzy, mas também Elba Ramalho", declara Dinho. A cantora, aliás, participou também das outras edições brasileiras do festival, em 1991 e 2001.
Dinho aponta isso até como uma tendência "brasileira" que outros eventos no mundo seguem. Neste ano, o tradicional Glastonbury, na Inglaterra, considerado o maior do gênero, teve como seus três nomes principais U2, Coldplay e Beyoncé, uma das rainhas do pop. As 700 mil pessoas que esgotaram os ingressos são avalistas da mistura de estilos.


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