São Paulo, sábado, 22 de outubro de 2005

Texto Anterior | Índice

Muniz Sodré propõe parceria com funcionários

DA SUCURSAL DO RIO

O novo presidente da Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, disse ontem que trabalhará em parceria com os funcionários para tentar superar a crise do órgão. A data da posse ainda não foi marcada, mas o escritor anunciou que sua maior prioridade será preservar o acervo da biblioteca, ameaçado por infiltrações e outros problemas.
"Vou abrir o gabinete para o diálogo com os funcionários. Técnico de biblioteca é um intelectual privilegiado e preparado. Então, a primeira coisa a fazer é valorizar o bibliotecário", disse o jornalista e escritor, após encontro com o ministro da Cultura, Gilberto Gil.
O colecionador Pedro Corrêa do Lago deixou a presidência da Biblioteca Nacional no dia 14. Uma comissão formada por representantes da Controladoria Geral da União, do Tribunal de Contas da União e do Ministério da Cultura investiga sua gestão. A Polícia Federal investiga o sumiço de pelo menos 150 fotos históricas neste ano.
"Não vou participar da investigação. Mas ela vai me ajudar a saber que medidas de segurança tomar. Não passa pela minha cabeça que o Pedro Corrêa do Lago tenha sido responsável pelo que ocorreu, mas pode ter havido uma falha na segurança", afirmou Sodré.


Texto Anterior: Cantora de jazz Shirley Horn morre aos 71
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.