São Paulo, segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OSB faz concerto gratuito no teatro Alfa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O maestro Roberto Minczuk desembarca hoje em São Paulo, diretamente do Canadá, para começar uma turnê nacional da Orquestra Sinfônica Brasileira, sediada no Rio, por oito cidades brasileiras. Todas as apresentações têm entrada franca, inclusive a de hoje, no Teatro Alfa.
O programa tem, além do "Hino Nacional", peças curtas e coloridas, como a valsa "No Belo Danúbio Azul", de Johann Strauss 2º, e "A Primavera", de Vivaldi. A turnê inclui capitais como Brasília (dia 24), Belém (29) e Belo Horizonte (31), onde a OSB toca um repertório mais "sério", incluindo a segunda sinfonia de Rachmaninov e a "Sinfonia nº 88" de Haydn.
Diretor artístico da OSB desde 2005, Minczuk assume, no ano que vem, outro cargo de responsabilidade: a direção artística do Teatro Municipal do Rio, a convite da cineasta Carla Camurati, nova presidente da casa. "Há muito a discutir, como o restauro do teatro para seu centenário, em 2009", diz ele. "Será bom fazer mais ópera, que adoro, mas não tenho tido oportunidade de reger. E será uma chance de estreitar a colaboração entre a OSB e a casa."
Uma casa que vem abrigando concertos da OSB, mas, ao que parece, não por muito tempo.
Em julho, a orquestra deve estrear sua nova sede: a Cidade da Música, projeto assinado pelo arquiteto Christian de Potzamparc e implementado pela prefeitura carioca na Barra da Tijuca -investimento de R$ 400 milhões, com 94 mil m2 de área total, incluindo salas de concerto, cinemas e parque.
A OSB ocupa 25 semanas do ano de Minczuk. A outra metade da temporada ele divide entre a direção artística do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e a agenda no exterior, que inclui a Filarmônica de Calgary, no Canadá, e aparições como convidado na Europa e nos EUA.
Em agosto, ele regeu a tradicional orquestra de Cleveland, nos EUA, e, no mês que vem, estréia com a Sinfônica de San Francisco, em programa que tem como solistas as irmãs francesas Katia e Marielle Labèque (que solam no concerto para dois pianos do compositor tcheco Bohuslav Martinu), e que inclui as "Variações Sinfônicas" de Almeida Prado. Ainda em novembro, aparece à frente da Orquestra Sinfônica Nacional, em Washington. A agenda de 2008 inclui a Orquestra Nacional da Bélgica, a Filarmônica de Londres, a Orquestra Nacional de Lille (França) e a Orquestra da BBC Escocesa. (IFP)


OSB COM ROBERTO MINCZUK
Quando:
hoje, às 21h
Onde: teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 0/xx/5693-4000)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Cantor gravou música antiga
Próximo Texto: Erudito: Cultura Artística recebe pianista Sergio Tiempo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.