São Paulo, quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

TVs defendem legalidade do questionado sistema digital

Em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal, anteontem, continuou clara a divisão desigual de setores sobre o decreto de 2006 que cria o sistema brasileiro de TV digital.
Para o setor liderado pela Abert (associação de emissoras de rádio e TV, comandada, na prática, pela Globo) e pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, com maior apoio dos deputados, os canais analógicos não precisam de nova concessão para as suas operações digitais.
Já movimentos sociais, minoritários, reclamam que as emissoras querem garantir o mesmo status que têm com a TV aberta analógica.
A questão foi levada pelo partido PSOL ao Supremo Tribunal Federal, que decidirá se o decreto é inconstitucional. A Procuradoria-Geral da República defendeu a necessidade de nova concessão para a transmissão em sinal digital e disse que o modelo proposto reforça o oligopólio atual. O presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, Frederico Nogueira,diz que o decreto é constitucional, pois atrela o serviço de TV digital, considerado uma mudança técnica, à concessão já existente para a TV analógica.
Bráulio Ribeiro, da ONG Intervozes, defende que a TV digital é, "na melhor das hipóteses", um novo conjunto de serviços somados ao antigo sistema de TV aberta.
A deputada Luiza Erundina (PSB/SP) entende que o "Parlamento tem sido omisso e conivente" na discussão, por conta do número de parlamentares concessionários de rádio e TV.

RIBEIRÃO DO TEMPO
A nova novela de Marcílio Moraes, que deve estrearem fevereiro de 2010naRecord, já tem cenário definido. "Ribeirão do Tempo",nome da novela,é também uma cidade fictícia criada pelo autor com arquitetura colonial, próxima de uma área verde e de um rio onde haverá prática de esportes radicais, com destaque para rafting e paraquedismo.

GRAVANDO
Maria Padilha começou nesta semana a gravar sua participação em" Cinquentinha", série da Globo escrita por Aguinaldo Silva. O ator Cássio Reis, que contracenará em algumas cenas com sua mulher, Danielle Winits, também começa a participar das gravações.

GRANDES BRASILEIROS
A TV Cultura estreia neste domingo a série "Grandes Personagens Brasileiros". Com 15 programetes de dois minutos de duração cada, a série homenageia personalidades que marcaram a história cultural do país em diversas áreas, como Cartola, Clarice Lispector, Eva Wilmae Tomie Ohtake.

DESLIZE
No depoimento final do capítulo de segunda-feira de "Viver a Vida", novela da Globo, os letreiros ao fundo destacaram "mantenho meu peso a dois anos", em vez de "há". No "Portal da Superação", site que hospeda os depoimentos em versão estendida, não é possível assistir à versão que foi ao ar-o que pode ser feito nos demais.

por RODRIGO RUSSO (interino)



Texto Anterior: José Simão: Socuerro! É a Riolência 2016!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.