São Paulo, quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Mastrangelo Reino/Folha Imagem
Luis Miranda no camarim do teatro Cleyde Yáconis, onde
apresenta a peça ‘7 Conto’, dirigida por Ingrid Guimarães


Tartaruga

A Justiça está levando o dobro do tempo previsto para ouvir as cerca de cem testemunhas do mensalão que vão depor em Brasília. Mais da metade das autoridades que têm direito de escolher hora e lugar de seus depoimentos sequer respondeu às cartas enviadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal). O prazo, de 80 dias, dado pelo tribunal para que elas fossem ouvidas termina em meados de novembro.

PRESSA
Relator do processo do mensalão, que envolve, em sua maioria, personalidades do PT, o ministro Joaquim Barbosa vai apresentar ao plenário do STF proposta de que as testemunhas simplesmente não sejam ouvidas caso não respondam no prazo estipulado.

PRESSA 2
E o STF já marcou data para o julgamento do mensalão mineiro, que envolve tucanos: 4 de novembro.

JAZZ PARA TODOS
O Auditório Ibirapuera está pleiteando cerca de R$ 1 milhão, via Lei Rouanet, para viabilizar apresentações gratuitas da Orquestra Jazz Sinfônica no palco externo da casa em 2010. Atualmente, a temporada dos músicos é composta por shows mensais, com cobrança de ingressos, às sextas e aos sábados. Com o patrocínio, a orquestra poderia abrir um novo horário, gratuito, aos domingos.

SIMPLES PALPITE
O Ministério da Agricultura quer colocar a sua colher na discussão das propostas brasileiras que serão apresentadas na conferência do clima em Copenhague. Até agora, apenas os ministérios do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia e das Relações Exteriores participam das conversas. A Agricultura argumenta que mais da metade dos gases que causam o efeito estufa vem da área agrícola e do desmatamento.

PALHA
O ministério já está reunindo estudos da Unica (União das Indústrias de Cana-de-Açúcar), que representa os usineiros, da Fiesp e da Embrapa para levar ao presidente Lula. Entre as propostas estão, por exemplo, o aumento do plantio direto (quando a semeadura é feita sobre cobertura morta ou palha, constituída dos restos vegetais originados da cultura anterior) e o aumento do investimento em tecnologias que substituam as queimadas na preparação de terras para pastagens.

CONDE ESQUECIDO
Chiquinho Scarpa devolveu os convites que ele e a mulher receberam para a inauguração, hoje, do Club A.

 

A casa noturna, que tem entre os sócios o apresentador Amaury Jr., teve que refazer os cartões, que não foram confeccionados com os títulos de "conde" e "condessa" ostentados pelo casal.

NOTA ZERO
José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que foi vice-presidente da Globo até 1997 e ajudou a criar o "padrão Globo de qualidade", fez críticas à emissora -e também às concorrentes - em sua aula na Casa do Saber do Rio, há alguns dias. "O conteúdo da Globo está exaurido. Quando eu e Walter Clark começamos lá, tínhamos 30 anos e experimentamos formatos, coisas novas. Não vejo mais isso. Nem SBT, nem Record, nem Globo inovam." Uma aluna perguntou se ele trabalharia na Record ou no SBT. "Tem gente que pendura as chuteiras. Eu vendi as minhas." Atualmente, Boni é sócio da TV Vanguarda, afiliada da Globo.

CLARICE VÍRGULA
A Cosac Naify vai batizar de "Clarice," (lê-se "Clarice vírgula") a biografia da autora brasileira que a editora lança em novembro. A obra original, do crítico americano Benjamin Moser, chama-se "Why This World" (Por que este mundo?"). O título brasileiro remete ao romance "Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres", de Clarice, que começa com uma vírgula.

ESPELHO D'ÁGUA
O cantor Tony Bennett, que faz show em SP na segunda, pediu ao HSBC Brasil um espelho de corpo inteiro em seu camarim. Mas foi comedido na escolha do bufê: quer frutas variadas cortadas, 12 garrafas de água e uma de vinho tinto.

 

A filha Antonia, que o acompanhará no palco, pediu duas latas de energético.

CURTO-CIRCUITO
O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA sedia hoje a premiação do Vivaleitura, que reconhece projetos que buscam ampliar o acesso aos livros e à educação. A premiação é de R$ 90 mil, divididos entre os três primeiros colocados.
O MuBE faz hoje vernissage da mostra "Spirit of Boz", do artista Julien Friedler. A partir das 19h30, no Jardim Europa.
O SENAC promove hoje o debate "O Arquiteto e a Cidade Contemporânea", com a presença dos arquitetos Ruy Ohtake, Mario Biselli e o uruguaio Julio Gaeta, entre outros. A partir das 8h30, no campus Santo Amaro.
O RESTAURANTE OBÁ dá início hoje ao "Día de los Muertos", festival de comida mexicana com decoração típica e homenagens ao cantor Michael Jackson.
O ROTARY CLUB promove hoje a "Festa Espanhola", com renda destinada a ações sociais. Às 20h, em Higienópolis.
A CASA DO COOPERADO da Unimed Paulistana inaugura hoje a exposição de esculturas e telas "Brasil x 6 Artistas".

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA, FLÁVIA MARTIN e MATHEUS PICHONELLI



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Mostra quebra-cabeça
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.