São Paulo, quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"High School Musical" inspira série cômica

Exibida nos EUA desde setembro, "Glee" chega ao Brasil em 4 de novembro

Roteiro do programa foca coral de uma escola formado por estudantes impopulares; trunfo do seriado é ser "escapista"

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Bola dentro do canal Disney, o filme "High School Musical" inspira uma série cômica da Fox que se tornou uma boa surpresa da TV americana. "Glee" passeia entre o musical e a comédia com alguns toques dramáticos. A trama foca o coral de uma escola de Ohio, nos EUA, formado basicamente por "losers" -basicamente, estudantes não estão entre os mais populares do colégio.
Não à toa, o piloto foi ao ar logo após um episódio de "American Idol" (o programa de calouros que é campeão de audiência nos EUA), em 19 de maio. Mas "Glee" só começou a ser exibido regularmente a partir de 9 de setembro. A Fox afirma que o seriado estreia no Brasil em 4 de novembro.
Repetindo a fórmula usada com sucesso em "High School Musical", que alavanca produtos diversos (discos, espetáculo musical), os produtores de "Glee" vendem a série em outros formatos: as canções apresentadas no programa são comercializadas no iTunes e já está programado o lançamento de um disco.
Em "Glee", Matthew Morrison interpreta Will Schuester, professor que abre inscrições para o coral da escola. Entre os que se inscrevem, estão alunos como Mercedes Jones, que se comporta como uma diva e dá pitis quando é escalada para fazer vocais de apoio; Tina, que adora cortar cabelo de bonecas; e Rachel, cujos pais são gays e que vive sendo "presenteada" pelas colegas com brincadeiras como levar copos de refrigerante na cara.
Perto de séries como "Lost", "FlashForward", "24", "CSI", "Heroes" e tantas outras, o argumento de "Glee" parece ingênuo demais -e, para alguns, é o que alimenta o apelo popular do programa.
"Você olha na televisão e vê apenas séries de ficção científica, policiais, médicas. "Glee" é diferente, é escapismo puro", disse Ryan Murphy, um dos criadores ao lado de Ian Brennan e Brad Falchuk. Exibido às quartas-feiras, com uma hora de duração, "Glee" vem conseguindo audiência média na TV americana. É assistida por cerca de 7,6 milhões de pessoas nos EUA -o programa mais popular daquele país, "American Idol", chega a ser visto por 31 milhões.


GLEE

Quando: a partir de 4/11
Onde: na Fox
Classificação: não informada




Texto Anterior: Vinho: Uva italiana se adapta à Califórnia
Próximo Texto: Contardo Calligaris: Charmes do celibato
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.