São Paulo, quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu Van Gogh é tema de livro da Coleção Folha

Espaço em Amsterdã conta com mais de 200 quadros do pintor holandês e recebe 1 milhão de visitantes por ano

Maior parte da coleção pertencia a Vincent Willem, filho de Theo, irmão mais novo de Van Gogh que cuidou da obra do pintor

DA REPORTAGEM LOCAL

"A Casa Amarela", "O Quarto", "Os Girassóis": algumas das obras mais célebres de um dos pintores mais importantes do século 19 estão no Museu Van Gogh de Amsterdã, tema do volume 12 da Coleção Folha Grandes Museus do Mundo, que chega às bancas domingo.
Dedicada exclusivamente ao holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), a instituição recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano. O acervo conta com mais de 200 quadros, mais de mil desenhos (dos quais 580 expostos), dezenas de gravuras, quatro álbuns e cerca de 750 cartas de e para o artista.
A maior parte dessa coleção pertencia a Vincent Willem, filho de Theo, irmão mais novo do pintor, que se ocupou economicamente de Van Gogh desde que este resolveu se dedicar à carreira artística, e ao qual o artista enviava quase todas as obras que produzia. Na relação, ambos trocaram missivas que constituem valiosa documentação para os estudiosos.
"Eu não julgo meus quadros bons o suficiente para pagar o que eu recebi de ti", escreveu o artista ao irmão. "Mas acredito que um dia o serão, e tu os terás criado tanto quanto eu, porque nós os fizemos juntos."
"Pertence à estirpe dos pioneiros de ideias que na rotina do cotidiano se perdem e perdem seu brilho", anotou Theo em outra oportunidade, sobre o pintor. "E, além do mais, tem um bom coração e procura constantemente fazer alguma coisa pelos outros. Pior para aqueles que não querem conhecê-lo ou entendê-lo."


Texto Anterior: Contardo Calligaris: Charmes do celibato
Próximo Texto: Cinema: Festival de Brasília anuncia selecionados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.