São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Globo compra "Betty, la Fea", novela colombiana

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Sucesso em todo o continente americano, dos Estados Unidos ao Chile, a telenovela colombiana "Yo Soy Betty, la Fea" acaba de ser comprada pela TV Globo.
Se vier a ser exibida, o que é muito pouco provável, será um marco na história da emissora, que nunca apresentou uma telenovela importada.
A Globo pagou US$ 100 mil pelas fitas e roteiro de "Betty, la Fea", produção barata de US$ 20 mil por capítulo da rede colombiana RCN. Há mais de um ano, "Betty, la Fea" é líder na Colômbia, com boas audiências também no Peru, Chile, México e Estados Unidos.
A emissora brasileira poderá usar o texto de "Betty, la Fea" como subtrama de alguma novela que vier a produzir. Mas a compra da novela foi mais um investimento estratégico, para impedir que o SBT exiba a produção e repita bons índices de audiência como os da mexicana "Marimar".
Nos EUA, "Betty, la Fea" vem agregando cerca de 120 mil novos telespectadores por semana à Telemundo, segunda maior rede hispânica do país. Já faz mais sucesso do que "Xica da Silva".
A trama conta a história de uma secretária pouco atraente que se apaixona pelo dono da empresa em que trabalha, a Eco Moda.

OUTRO CANAL
Tricampeã
Pelo terceiro ano consecutivo, a TV Cultura ganhou, anteontem, o prêmio Emmy International, pela programação do Dia Internacional da Criança na TV, de 1999. Disputou com a ZDF, da Alemanha, e o canal Capital, da Colômbia. O próximo Dia Internacional da Criança na TV será em 10 de dezembro.

Crise 1
Em circular distribuída anteontem às redes de TV, o Ibope informa que não deu certo a troca de frequências de rádio dos aparelhos que medem audiência de TV em tempo real na Grande São Paulo. Tudo está voltando a ser como era.

Crise 2
Na carta, o Ibope pede às emissoras que tenham cautela ao analisar os dados e que desconsiderem os números do dia 10, quando apenas 156 dos 630 domicílios que compõem a amostra estavam operando normalmente.

Rigor
As novas regras de classificação de programas de TV estão atingindo até as novelas mexicanas. "Coração Selvagem", que estréia no SBT dia 4, às 17h, foi classificada inicialmente como imprópria para menores de 12 anos (20h). A venezuelana "Samantha", da Record, teve o mesmo destino.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Sampa iluminada! Com estrela do PT e lanterna do Corinthians
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.