São Paulo, terça-feira, 22 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Quadrinhos e cinema

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A mais recente onda do cinema americano são os quadrinhos. Há quem os utilize sem renunciar ao cinema e, até mesmo, se desguiando deles (ver: "Marcas da Violência"). Há quem entenda o cinema como HQ em movimento, o que não dá muito certo.
No caso de um personagem célebre como o de "Batman" (TNT, 12h), já houve inúmeras atitudes possíveis, da comédia à reverência. O caminho de Tim Burton não é, felizmente, nenhum desses dois.
Ele toma de Batman uma concepção cenográfica e o gosto pela fantasia. Feito isso, tira do gótico todas as conseqüências que os quadrinhos não se permitiam. Não trai o personagem, mas renova-o. Acrescenta à fábula, no mais, um tom político que nem todo mundo engole, mas que lhe dá vida.

TV ABERTA

Não Olhe para Trás
Record, 14h.
(Don't Look Behind You). EUA, 1999, 91 min. Direção: David Winning. Com Patrick Duffy, Paw Dawber. Ao descobrir que o patrão é um trambiqueiro de mão cheia, isto é, contrabandista de armas, traficante de narcóticos e tal, o sujeito que administra seu dinheiro decide denunciá-lo ao FBI. E depois seja o que Deus quiser.

Em Busca de Confusão
Globo, 15h40.
(Bad Attitudes). EUA, 1991, 92 min. Direção: Alan Myerson. Com Richard Gilliland, Maryedith Burrell. Cinco jovens rebeldes, em busca de aventuras, embarcam clandestinamente num avião e se envolvem em um seqüestro.

Nico, Acima da Lei
SBT, 22h30.
(Above the Law). EUA, 1988, 96 min. Direção: Andrew Davis. Com Steven Seagal, Pam Grier, Henry Silva, Sharon Stone. Perito em artes marciais, ex-CIA, veterano do Vietnã, Nico investiga caso de drogas, quando descobre que quem está envolvida com essa história é a CIA, ou, em todo caso, alguns de seus agentes. Seagal em começo de carreira, em filme que fez sucesso, iniciou sua parceria com Davis ("O Fugitivo") e de quebra traz Pam Grier, estrela dos tempos da "blackexploitation", e uma ainda desconhecida Sharon Stone.

Intercine
Globo, 1h25.
Os candidatos à exibição na terça são a comédia "Loucos do Alabama" (1999, de Antonio Banderas, com Melanie Griffith, David Morse, Lucas Black, Cathy Moriarthy) e o drama "Os Donos da Rua" (1991, de John Singleton, com Laurence Fishburne, Tyra Ferrell, Ice Cube, Cuba Gooding Jr., Nia Lon). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (o que vale para toda a semana).

Cocktail
SBT, 2h45.
(Cocktail). EUA, 1988, 103 min. Direção: Roger Donaldson. Com Tom Cruise, Bryan Brown, Elisabeth Shue, Lisa Banes. Jovem ambicioso que tenta a sorte em Nova York conhece um veterano barman que o ajuda a entrar para o mundo dos bares sofisticados de Manhattan. Ele depois sobe na vida. Tom Cruise fica chacoalhando os coquetéis o tempo todo. Não chega a ser muito emocionante.

Assassinato Perfeito
Globo, 3h20.
(In Her Defense). Canadá, 1998, 94 min. Direção: Sidney J. Furie. Com Marlee Matlin, Michael Dudikoff, Daniel Pilon, Sophie Lorain, David Attis, Steven Morgan. Matlin é a surda-muda do barulho que seduz um jovem advogado e o induz a ajudá-la a matar o marido, depois que este os flagra juntos. Para completar, no tribunal o amante assumirá toda a culpa do ocorrido. Ainda haverá surpresas, mas não espere que elas venham da direção de Furie, habitualmente pernóstico. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Timão vai ser o TRETA campeão!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.