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Coleção Pirelli/Masp explora fotografias de paisagens diversas
15ª edição do projeto exibe imagens de Walter Carvalho, entre outros nomes
GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Diversidade temática, estética e técnica. À base da coleção
Pirelli/Masp -segundo sua curadoria, o pilar para a formação
de um mapeamento amplo da
fotografia brasileira de várias
épocas- somam-se agora os
cliques de 65 novas aquisições
exibidas na 15ª edição do projeto a partir de hoje, para convidados, no Masp.
No total, a coleção já tem 902
obras, assinadas por 245 autores, entre artistas plásticos, retratistas, fotojornalistas e documentaristas de todo o país. O
conselho de fotógrafos -Thomaz Farkas e Boris Cossoy entre eles-, responsável pela pesquisa e seleção dos trabalhos,
sempre procura organizar as
mostras de acordo com essas
diferenças de estilos.
Agora o tema é "Paisagem",
que arrasta tudo para um balaio
só, sem muito rigor, pois nessa
categoria também couberam,
por exemplo, os retratos de Ana
Ottoni (em um deles, a atriz
Cleyde Yáconis está no centro
de uma sala de estar) e registros
históricos de jogos de futebol
por Luciano Carneiro, que foi
da "O Cruzeiro" e João Batista
Scalco, do jornal "Zero Hora".
Os gaúchos Eneida Serrano,
com suas imagens recentes de
ambientes residenciais bem
iluminados, e Thiago Coelho, o
mais jovem entre os fotógrafos
dessa edição, com 21 anos, assim como o paraibano Walter
Carvalho, com suas imagens
urbanas em preto-e-branco de
leve traço pictórico, são alguns
dos autores que dão mais chances à sustentação do tema.
Os horizontes da proposta se
ampliam na obra de Luiz Carlos Felizardo, um mestre da
paisagem, que cria contrastes
entre objetos e elementos da
natureza. O retrato de um cemitério em Santa Bárbara do
Sul, feito em dia ensolarado de
1974, dá a dimensão de sua reconhecida habilidade para condensar o trivial de cidades interioranas, resultado de suas andanças por lugarejos quase desabitados do país.
Tem o mesmo valor histórico
a recuperação de algumas
obras do fotojornalista Luciano
Carneiro, entre elas um flagrante irretocável da figura de
Assis Chateaubriand, em 1957,
a caminho de um encontro com
a rainha Elizabeth 2ª. Na época
embaixador do Brasil na Inglaterra, Chateaubriand foi retratado na rua como alvo da lente
de vários outros fotógrafos, que
também aparecem na composição de Carneiro. A peça pertencia ao acervo da publicação
"O Cruzeiro" e foi comprada
pelo jornal "Estado de Minas",
onde era guardada até hoje.
A seleção se fixa no conjunto
do trabalho dos profissionais.
"Não é do nosso interesse selecionar obras, independentemente do nome dos participantes. Nós vamos atrás de trabalhos de fotógrafos já experientes e que tenham um trabalho
consolidado, para então escolher uma peça representativa",
conta a organizadora da mostra, Ana Carboncini.
Segundo ela, toda a coleção já
foi digitalizada e, em cerca de
dois meses, vai estar disponível
na internet, no site do museu
(http://masp.uol.com.br). Os
902 trabalhos vão ser disponibilizados por ordem alfabética
ou pelo ano da exposição da
qual tenha participado.
COLEÇÃO PIRELLI/MASP
Quando: abertura hoje, às 19h (convidados); de ter. a dom., das 11h às 18h
(bilheteria fecha às 17h); até 28/1
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel.
0/xx/11/3251-5644)
Quanto: R$ 15
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