São Paulo, quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Pirelli/Masp explora fotografias de paisagens diversas

15ª edição do projeto exibe imagens de Walter Carvalho, entre outros nomes

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Diversidade temática, estética e técnica. À base da coleção Pirelli/Masp -segundo sua curadoria, o pilar para a formação de um mapeamento amplo da fotografia brasileira de várias épocas- somam-se agora os cliques de 65 novas aquisições exibidas na 15ª edição do projeto a partir de hoje, para convidados, no Masp. No total, a coleção já tem 902 obras, assinadas por 245 autores, entre artistas plásticos, retratistas, fotojornalistas e documentaristas de todo o país. O conselho de fotógrafos -Thomaz Farkas e Boris Cossoy entre eles-, responsável pela pesquisa e seleção dos trabalhos, sempre procura organizar as mostras de acordo com essas diferenças de estilos.
Agora o tema é "Paisagem", que arrasta tudo para um balaio só, sem muito rigor, pois nessa categoria também couberam, por exemplo, os retratos de Ana Ottoni (em um deles, a atriz Cleyde Yáconis está no centro de uma sala de estar) e registros históricos de jogos de futebol por Luciano Carneiro, que foi da "O Cruzeiro" e João Batista Scalco, do jornal "Zero Hora".
Os gaúchos Eneida Serrano, com suas imagens recentes de ambientes residenciais bem iluminados, e Thiago Coelho, o mais jovem entre os fotógrafos dessa edição, com 21 anos, assim como o paraibano Walter Carvalho, com suas imagens urbanas em preto-e-branco de leve traço pictórico, são alguns dos autores que dão mais chances à sustentação do tema.
Os horizontes da proposta se ampliam na obra de Luiz Carlos Felizardo, um mestre da paisagem, que cria contrastes entre objetos e elementos da natureza. O retrato de um cemitério em Santa Bárbara do Sul, feito em dia ensolarado de 1974, dá a dimensão de sua reconhecida habilidade para condensar o trivial de cidades interioranas, resultado de suas andanças por lugarejos quase desabitados do país.
Tem o mesmo valor histórico a recuperação de algumas obras do fotojornalista Luciano Carneiro, entre elas um flagrante irretocável da figura de Assis Chateaubriand, em 1957, a caminho de um encontro com a rainha Elizabeth 2ª. Na época embaixador do Brasil na Inglaterra, Chateaubriand foi retratado na rua como alvo da lente de vários outros fotógrafos, que também aparecem na composição de Carneiro. A peça pertencia ao acervo da publicação "O Cruzeiro" e foi comprada pelo jornal "Estado de Minas", onde era guardada até hoje. A seleção se fixa no conjunto do trabalho dos profissionais.
"Não é do nosso interesse selecionar obras, independentemente do nome dos participantes. Nós vamos atrás de trabalhos de fotógrafos já experientes e que tenham um trabalho consolidado, para então escolher uma peça representativa", conta a organizadora da mostra, Ana Carboncini. Segundo ela, toda a coleção já foi digitalizada e, em cerca de dois meses, vai estar disponível na internet, no site do museu (http://masp.uol.com.br). Os 902 trabalhos vão ser disponibilizados por ordem alfabética ou pelo ano da exposição da qual tenha participado.


COLEÇÃO PIRELLI/MASP
Quando:
abertura hoje, às 19h (convidados); de ter. a dom., das 11h às 18h (bilheteria fecha às 17h); até 28/1
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 0/xx/11/3251-5644)
Quanto: R$ 15


Texto Anterior: Rocky e Rambo voltam sessentões
Próximo Texto: Tecnologia: Futura mostra dois lados da internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.