São Paulo, sábado, 22 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

"Peões" retrata Lula e metalúrgicos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Peões", de Eduardo Coutinho, foi rodado em 2002, durante a corrida presidencial, e termina exatamente no dia em que Lula foi eleito, no segundo turno, para seu primeiro mandato (27 de outubro). O documentário será exibido hoje, às 21h, no Canal Brasil.
Sobram adesivos "Agora é Lula" e estrelinhas do PT em segundo plano. Em foco estão os peões, os metalúrgicos do ABC paulista que trabalhavam nas fábricas da região e que participaram do movimento sindical e das greves de 1979 e 1980. Na mesma época, em 2002, João Moreira Salles filmava "Entreatos", com cenas dos bastidores da campanha do PT.
Os filmes retratam dois Lulas -o líder sindical e o presidente.
Em "Peões", os metalúrgicos contam suas histórias com paixão e sofrimento, e relembram os tempos em que trabalhavam "com os pés no chão" -na frente das máquinas, em pé.
Coutinho faz muitas intervenções durante as conversas com os entrevistados -todos identificados somente pelo prenome. Geraldo dá o último depoimento do documentário: "Peão é quem veste o uniforme, bate cartão, quem trabalha mesmo e está cada dia num lugar". (CRISTINA LUCKNER)


PEÕES
Quando: hoje, às 21h
Onde: no Canal Brasil
Classificação indicativa: livre


Texto Anterior: Seu nome é Bond: MGM exibe melhores momentos de 007
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.