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São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2003

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ESPECIAL

"Retratos" mostra o Plínio Marcos do cinema

VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Adaptações cinematográficas de peças de Plínio Marcos (1935-99) ganham foco no "Retratos Brasileiros", o programa de documentários biográficos do Canal Brasil. Hoje, às 10h30, será reprisada a edição dedicada ao dramaturgo santista.
Trata-se de panorama oportuno, que compreende duas obras-primas de Plínio, "Navalha na Carne" (1969) e "Dois Perdidos Numa Noite Suja" (70) -histórias que se passam em cenários claustrofóbicos, com personagens marginalizados-, ambas pelo cineasta Braz Chediak, e a última versão de "Dois Perdidos" (2002), por José Joffily, que transpôs a ação dos "muquifos" de uma cidade brasileira para Nova York e transformou o personagem Paco numa mulher.
"Ele está à frente das ciências sociais", afirma Joffily sobre o dramaturgo que "deu rosto aos excluídos urbanos".
Chediak, por sua vez, recorda que foi obrigado a cortar falas do roteiro, a mando da censura do regime militar, mas não deu barato: reescreveu os devidos trechos e imprimiu "um tom a mais" nas falas, de modo que dissonâncias e estranhamentos fossem notados pelo espectador.
O programa exibe cenas memoráveis, como as da atriz Glauce Rocha no papel da prostituta Neusa Suely, a primeira vez que "Navalha" foi ao cinema.
Há muito mais a ser retratado em três décadas e pouco. O diretor Antônio Carlos Fontoura fala do argumento que dividiu com Plínio em "A Rainha Diaba" (74), inspirado num homossexual que comandava um bando de traficantes em Santos.
Subsídios teóricos sobre a linguagem realista das peças cabem ao crítico teatral Macksen Luiz, enquanto o pesquisador Hernani Heffner contextualiza adaptações para o cinema que foram fiéis, ou não, à falta de cinismo, à queda de máscaras, à radicalização de atitudes, enfim, à essência da dramaturgia e da prosa plinianas.
Interessados em saber mais sobre Plínio Marcos, o "repórter do tempo mau" que segue atemporal, encontram conteúdo alentador em www.pliniomarcos.com.


RETRATOS BRASILEIROS. Quando: hoje, às 10h30, no Canal Brasil

Um que todos amam odiar

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Tieta do Agreste" (TNT, 22h) é o filme que todos amam odiar. Por quê? Em boa parte porque não parece com a novela, e o hábito da novela é tão forte que condiciona parte bem razoável do cinema nacional.
"Tieta" joga com a televisão, na verdade, desde que traz a celebridade Sonia Braga como a velha dama indigna que volta à sua cidade, isso no momento em que Sonia voltava ao Brasil após temporada hollywoodiana. E joga com certos atores da TV (como Chico Anysio), usados mesmo como personalidades, mais do que como atores.
Cacá Diegues, diga-se o que disser, não joga o jogo do velho ilusionismo. E faz sua Tieta desfilar por uma cidade recém-pintadinha, um cenário, como se fosse um desfile de escola de samba e o filme, apenas, um samba-enredo.

FILMES

Meu Irmão, o Porco
Record, 12h.

(My Brother, the Pig). EUA, 99, 92 min. Direção: Erik Fleming. Com Scarlet Johansson, Judge Reinhold. Menino insolente é transformado em porco durante ausência dos pais. Quem paga o pato é a irmã, que viaja até o México para ver se ele volta ao normal antes que os pais saibam do sucedido.

As Aventuras de Hubert, o Cão Herdeiro
Globo, 15h35.

(The Duke). Canadá, 99, 88 min. Direção: Philip Spink. Com James Doohan, Courtnee Draper. No leito de morte, duque bondoso deixa tudo que tem para seu fiel cão Hubert. Infantil. Inédito.

Black Dog - Estrada Alucinante
Record, 21h.

(Black Dog). EUA, 98, 89 min. Direção: Kevin Hooks. Com Patrick Swayze, Randy Travis. Ex-presidiário em dificuldade pega trabalho que consiste em levar encomenda de uma cidade a outra. Problemas: o caminhão está cheio de armas ilegais, e o FBI está de olho.

O Grinch
Globo, 22h05.

(Dr. Seuss" How the Grinch Stole the Christmas). EUA, 2000, 105 min. Direção: Ron Howard. Com Jim Carrey, Jeffrey Tambor. Jim Carrey é o Grinch, criatura que odeia o Natal a tal ponto que decide roubar dos habitantes de uma cidade tudo que se refira à data festiva. Está longe de ser o melhor Carrey. Inédito.

Loucuras de Verão
Globo, 2h20.

(American Graffiti). EUA, 73. Direção: George Lucas. Com Richard Dreyfuss, Ron Howard. O melhor filme de George Lucas. No verão de 62, na Califórnia, quatro amigos se preparam para se despedir da juventude e seguir a vida adulta. Filme da sessão "Intercine". (IA)


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