UOL


São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TRF libera novela das 21h às 18h no Acre

C.G.


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A diferença de três horas entre o fuso horário de Brasília e o do Acre abriu uma disputa judicial entre o Ministério Público Federal e as afiliadas da Globo (principalmente), SBT e Band. Com o horário de verão, a novela das oito da Globo, que é gerada no Sudeste às 21h, passa no Acre às 18h.
Em outubro, o procurador da República Marcus Vinicius Macedo entrou com ação civil pública contra as redes e respectivas afiliadas. Pediu que as novelas "Kubanacan" e "Celebridade", da Globo, só fossem exibidas no Acre após as 20h locais, que o "Programa do Ratinho" (SBT) só fosse veiculado depois das 21h (passava às 18h30) e que a sessão de filmes eróticos "Cine Privê" (Band) entrasse após a 0h (e não às 22h30).
O procurador argumenta que as emissoras locais também têm que cumprir a classificação indicativa do Ministério da Justiça.
O juiz federal David de Abreu Pardo concedeu liminar, mas excluiu "Kubanacan" (classificada como livre). A decisão, no caso da Globo, só valeu por um dia, porque o desembargador Souza Prudente, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, a suspendeu em 12 de novembro. SBT e Band perderam o prazo de recurso e estão cumprindo a liminar.
As emissoras dizem que a classificação indicativa não é impositiva. "Já existe o hábito do acreano de assistir TV mais cedo do que no Sudeste", diz Everton Barbosa, diretor da TV Acre (Globo).

OUTRO CANAL

Fraqueza
Silvio Santos voltou atrás da decisão de produzir o "remake" de "Os Ricos Também Choram", já anunciado ao mercado publicitário como próxima novela nacional do SBT. Agora, está para decidir entre "Os Ricos Também Choram" e "A Outra", também de original mexicano. A estréia está marcada para março.

Riqueza
A General Motors gostou do resultado do "Roda a Roda", apresentado por Silvio Santos, apesar de a audiência ter ficado abaixo do prometido. A montadora renovou contrato com o SBT, e o programa continua no ar, inclusive em janeiro.

Jornada
Secretário municipal de Cultura de São Paulo, o ator Celso Frateschi vai voltar ao ar. Interpretará o anarquista Ernesto da Silva na minissérie "Um Só Coração", da Globo.

Degelo
Outro profissional que volta à tela da Globo em "Um Só Coração" é Paula Hunter, também cantora, que atuou em "Pecado Capital". Filha do diretor de núcleo da minissérie, Carlos Manga, será Gilda Arantes, que rivalizará com a protagonista Yolanda Penteado (Ana Paula Arósio).

Escanteio
A Record desistiu de transmitir a Série B do Campeonato Brasileiro em 2004. Motivos: os times rebaixados, Fortaleza e Bahia, não despertam interesse no Sudeste (como Palmeiras em 2003).

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.