São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Índice

ILUSTRADA

Artistas fazem ato contra falta de pagamento

DA REPORTAGEM LOCAL

Para protestar contra o atraso de salários e a incerteza da manutenção dos empregos no próximo ano, cerca de 120 artistas ligados ao Teatro Municipal apresentaram ontem músicas natalinas pelo centro de São Paulo.
Gritos de "salário" eram ouvidos entre canções como "Noite Feliz", tocadas pelos metais da Orquestra Sinfônica Municipal com acompanhamento dos corais Lírico e Paulistano. Bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo completaram o afinado protesto com improvisações.
O público variou conforme a intensidade da chuva, mas não passou de 150 pessoas. Os manifestantes vestiam calças pretas e camisas brancas e usavam nariz de palhaço. Depois de se apresentarem em frente à prefeitura, eles seguiram pelo viaduto do Chá até as escadarias do teatro, onde repetiram o "espetáculo".
O encerramento da manifestação, com "Aleluia" e o hino nacional, foi na Câmara Municipal, onde o Orçamento do ano que vem está em discussão.
O salário deste mês dos 292 artistas dos três corpos estáveis do Municipal está atrasado há uma semana. Segundo o contrato assinado com a prefeitura, o valor pode ser pago até o dia 30. Mas havia um acordo verbal para que o dinheiro fosse liberado até o dia 15, o que não aconteceu. A secretária das Finanças informou no final da tarde de ontem que o pagamento será feito nos "próximos dias".
Os contratos para o primeiro semestre não foram refeitos em respeito à Lei da Responsabilidade Fiscal, que não autoriza que a prefeitura assuma dívidas para a gestão seguinte. Os manifestantes também temem que a parcela do Orçamento destinada aos artistas sofra cortes.


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.