São Paulo, quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

música

Caixa reúne "estudos" de Tom Zé em LP

Além de três álbuns do tropicalista, pacote traz faixas inéditas gravadas ao vivo em 1999 com a banda Tortoise

"Studies of Tom Zé" ainda inclui CD que registra conversa entre Tom Zé, David Byrne e Arto Lindsay

Letícia Moreira/Folhapress
Tom Zé em seu apartamento na Pompeia

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

"Eu tô te explicando pra te confundir." É com esse subtítulo -em inglês: "Explaining Things So I Can Confuse You"-, pescado na letra de "Tô" (1975), que a gravadora americana Luaka Bop lança a caixa "Studies of Tom Zé".
Em tese, o pacote agrega os três álbuns da série "Estudando...", composta pelo brasileiro no decorrer de quatro décadas: o clássico "Estudando o Samba" (1975) e os mais recentes "Estudando o Pagode" (2005) e "Estudando a Bossa" (2008). Todos em ótimo vinil de 180 gramas.
O que acontece de fato é quase isso. A não ser pelo primeiro disco, que foi substituído por "Massive Hits", coletânea feita por David Byrne em 1990 que trazia apenas nove das 12 faixas do "Estudando o Samba" original. (Se bem que, para os brasileiros, isso não chega a ser uma falha irreparável. Uma versão nacional de "Estudando o Samba" acaba de ser lançada em LP pela Polyson.)
"Estudando o Pagode" e "Estudando a Bossa" foram lançados por aqui apenas em CD. Se o álbum de 1975 apresentava desconstruções estruturais e temáticas do tropicalista para o samba, os de 2005 e 2008 fazem algo parecido com pagode e bossa.

TORTOISE
Além dos três LPs, "Studies of Tom Zé" acompanha um compacto, também em vinil, com duas faixas gravadas em um show de 2001, no Barbican, em Londres.
Trata-se da turnê internacional do álbum "Com Defeito de Fabricação". Em cena, Tom Zé era acompanhado por membros da banda americana de pós-rock Tortoise.
Foram mais de dez apresentações em conjunto, muitas delas gravadas sem maiores pretensões. Um desses registros, feito em Cambridge, Massachusetts, vazou integralmente na internet.
Brinde extra, a caixa traz CD com uma amalucada conversa entre Tom Zé e Byrne, tendo como intermediário Arto Lindsay. Eles nos confundem, nos esclarecem.

STUDIES OF TOM ZÉ

ARTISTA Tom Zé
LANÇAMENTO Luaka Bop
QUANTO R$ 300, na Baratos Afins (tel. 0/xx/11/3223-3629)


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Raio-X: Tom Zé
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.