São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

A Odisséia
SBT, 14h15.
(The Odissey). EUA/ Europa, 1997, 165 min. Direção: Andrei Konchalovsky. Com Armand Assante, Greta Scacchi, Isabella Rossellini, Irene Papas. Para reconstituir "A Odisséia", esta minissérie recorre a atores de mais ou menos toda a Europa, inclusive da própria Grécia, de onde vem Irene Papas. O conjunto foi confiado ao russo Konchalovsky. A história, devida a Homero, é de Odisseu (Assante), que, punido pelos deuses, é obrigado a errar, sem possibilidade de retornar à sua casa, onde o espera Penélope (Scacchi). Embora esse tipo de adaptação quase sempre dê com os burros n'água, Konchalovsky é um cineasta confiável. A conferir.

Um Príncipe em Nova York
Globo, 15h30.
(Coming to America). EUA, 1988, 117 min. Direção: John Landis. Com Eddie Murphy, Arsenio Hall, James Earl Jones. Em busca de uma noiva, Eddie, príncipe africano, desembarca em Nova York. Do choque cultural nascerá o humor. Alto humor.

O Preço da Traição
Bandeirantes, 22h.
(Mulholland Falls). EUA, 1995, 106 min. Direção: Lee Tamahori. Com Nick Nolte, Melanie Griffith, Chazz Palminteri. Nick Nolte é o comandante de um esquadrão de elite da polícia de Los Angeles, anos 50, cuja característica é fazer suas próprias leis. Os problemas começam quando uma ex-namorada de Nick é assassinada. Pior: há no pedaço um voyeur que registrava a intimidade da moça e agora ameaça divulgá-la. Pior ainda: Nick é casado. Mas ainda nem tudo de mau terminou: Nick descobre que ela foi assassinada por deter segredos demais sobre assuntos nucleares. Agora, a ira dos responsáveis por sua morte tende a abater-se sobre ele. Policial recebido com muitas reservas ao roteiro e à direção. Em resumo, o que existe a ver é o elenco.

O Pai da Noiva - Parte 2
SBT, 22h15.
(The Father of the Bride 2). EUA, 1995, 106 min. Direção: Charlie Shyer. Com Steve Martin, Diane Keaton, Martin Short, Kimberly Williams. Se no filme original o terror da vida de Martin era o casamento de sua filha, aqui ele se vê às voltas com o nascimento de seu primeiro neto. Humor meio requentado, mas há sempre Steve Martin. Inédito.

Intercine
Globo, 1h50.
Para terça, a parada se decide entre a comédia "Risco de Vida" (1992, direção de Jim McBride, com John Lithgow e Rosanna Arquette) e o drama "O Amor É para Sempre" (1993, direção de Glenn Jordan, com Hume Cronyn e Jessica Tandy).

Repo Man - A Onda Punk
Globo, 3h55.
(Repo Man). EUA, 1984, 93 min. Direção: Alex Cox. Com Emilio Estevez, Harry Dean Stanton. Punk consegue emprego como "repo man" (cara encarregado de recuperar carros não pagos pelos compradores). O trabalho servirá para introduzi-lo ao mundo real (e também ao irreal) da América.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Globo faz uma zoada no cinema


De "Um Dia de Cão" (Cinemax Prime, 14h) basta dizer o nome: é um policial célebre o bastante para dispensar apresentações.
O que faz problema, por hoje, é "Zoando na TV" (Canal Brasil, 16h30), uma incursão da Globo no cinema. E não se dirá "contra o cinema", porque não é o caso. Esse filme com Angélica é uma versão monga de "Alice no País das Maravilhas". Mas isso é um detalhe. O que é angustiante no filme é a necessidade de a TV se auto-referenciar todo o tempo -como se não conseguisse saltar para o cinema.
É um programa de TV em película. Só. O que leva à questão: por que cortejar tanto a Globo como possível produtora de filmes? O que ela já demonstrou ser capaz de fazer em matéria de cinema? (IA)

ARTES PLÁSTICAS

Documentário traz vida e obra de Jackson Pollock
O Canal GNT exibe hoje, às 23h30, um especial de meia hora de duração sobre o pintor norte-americano Jackson Pollock (1912-1956). Conhecido pela "action painting" (pintura de ação), Pollock foi um dos principais expoentes do expressionismo abstrato.

CINEMA

Canal Brasil tem destaques da mostra de Tiradentes
Até o próximo sábado, o Canal Brasil traz a cobertura diária da 4ª Mostra de Cinema de Tiradentes no "Cinejornal", às 19h30. Além da exibição de longas de Tata Amaral, Lúcia Murat e outros, o festival homenageia a cineasta paulista Ana Carolina.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Organizar para expandir
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Britney Spears tem orgasmo dublando!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.