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COMENTÁRIO
Trilha sonora é tratada como personagem
COLUNISTA DA FOLHA
Não é exagero dizer que nas
primeiras imagens de "Encontros e Desencontros", quando
os créditos dos atores Bill Murray
e Scarlett Johansson aparecem na
tela, eles deveriam estar seguidos
por nomes como Jesus & Mary
Chain, Peaches, Air, Chemical
Brothers, Kevin Shields.
Do mesmo time de Quentin Tarantino, o de diretores que tratam
a música pop como personagem
principal e não (só) como mera
trilha sonora, a cineasta Sofia
Coppola coloca bandas e cantores
para contracenar.
Se a cultuada dupla francesa Air
construiu para Coppola um climático e inteiro disco-trilha para
seu filme de estréia, nesta sua segunda obra a filha do Francis
Ford foi buscar nos arquivos duas
fundamentais bandas britânicas
da virada dos anos 80 para os 90.
Primeiro, a cineasta trouxe de
volta à superfície o grande guitarrista inglês Kevin Shields, que primeiro ensurdeceu a música jovem com a "parede de guitarras"
do idolatrado My Bloody Valentine e depois se perdeu em algum
refúgio muito longe do britpop
que ajudou a moldar.
Shields gravou músicas instrumentais para "Encontros..." e
uma linda canção no estilo My
Bloody Valentine: "City Girl". Letra e voz singela sob guitarra barulhenta. Agridoce como o filme.
Do grupo escocês Jesus & Mary
Chain, Coppola enfiou a bonita
"Just Like Honey" na cena final. E
de um modo tão determinante
que é quase impossível não sentir
um nó na garganta, seja pela tensão natural do desenlace da trama, seja pela lembrança que vem
de tão significativa banda.
A trilha original do filme já foi
lançada no exterior, mas ainda
não há previsão de sair por aqui.
O disco, disponível portanto
apenas em versão importada (R$
60, em média), traz, além de Jesus
& Mary Chain e quatro músicas
assinadas por Kevin Shields, o
próprio My Bloody Valentine,
Air, Squarepusher e Death in Vegas, entre outros.
Como faixa extra, o disco traz
Bill Murray cantando "More
Than This", famosa canção do
classudo Roxy Music, de Bryan
Ferry. A faixa é tirada direto do filme, em uma longa sequência e até
emocionante em que os protagonistas estão com amigos japoneses em um karaokê, em Tóquio,
onde foram executados (não no
sentido de extermínio) hits dos
Sex Pistols, de Elvis Costello (também Bill Murray) e dos Pretenders (na voz de Scarlett Johansson).
Sofia Coppola é mesmo muito
pop. Já produziu uma antologia
em vídeo dos Beastie Boys e dirigiu, no ano passado, um belíssimo clipe da banda White Stripes.
Idéia toda ela de Coppola para a
parte visual da música "I Just
Don't Know What to Do with
Myself".
Coppola, recém-separada do
também cineasta Spike Jonze, conheceu seu ex-marido nas gravações de um vídeo da banda Sonic
Youth, "100%", em 1992, o qual
ele dirigiu e ela estava lá para assistir, como fã do grupo nova-iorquino.
(LÚCIO RIBEIRO)
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