São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Após fiasco, Globo relança canal na Europa

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Lançado na Europa em 2002, o canal Globo Internacional será "relançado" em março no continente. O canal, com quase a mesma programação da Globo no Brasil (menos filmes, desenhos e séries enlatadas), é dirigido a brasileiros que vivem no exterior.
A Globo Internacional fracassou na Europa, onde tem hoje apenas cerca de 10 mil assinantes. No mundo todo, cerca de 400 mil pessoas pagam US$ 20 por mês, em média, para vê-la. Mais 1,6 milhão de pessoas, principalmente na América Latina, têm acesso ao canal, mas pagam por ele um valor irrisório. Isso porque nos países vizinhos do Brasil a Globo Internacional não é um canal "premium", mas integrante de pacotes básicos e étnicos.
O canal não deu certo na Europa, avaliam executivos da Globo, por causa do parceiro da emissora no continente, a TV Cabo, uma operadora de TV paga de Portugal. A TV Cabo não conseguiu fechar acordos com outras operadoras européias.
A Globo vai agora distribuir o canal na Europa via DTH (TV paga via satélite, como Sky e DirecTV), estratégia que deu certo nos EUA e no Japão. Para chegar aos brasileiros que vivem na Europa, a própria Globo terá que arcar com as despesas de satélite e fechar parcerias com instaladores de antenas em todo o continente. Mas espera conquistar 100 mil novos assinantes, que pagarão, cada um, US$ 20 pelo canal.

OUTRO CANAL

Clonagem 1 Quem sintonizar o "Jornal da Record" a partir da próxima segunda-feira, 30, poderá ter a sensação de que está vendo o "Jornal Nacional". O novo cenário do telejornal, que nesse dia deverá passar a ser apresentado pelos ex-Globo Celso Freitas e Adriana Araújo, é quase uma réplica do "JN".

Clonagem 2 Os apresentadores do "Jornal da Record" ficarão em um mezanino, com a redação ao fundo. O azul será a cor predominante. O cenário só não terá o teto formando o desenho de um globo. Nem a música-tema do "JN".

Estante A TV Cultura negocia com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo a renovação do contrato de patrocínio do "Entrelinhas", programa sobre literatura apresentado pela atriz Paula Picarelli. A emissora também negocia com a Imprensa Oficial transformar a coleção de livros "Aplauso" (biografias e depoimentos de atores e autores de TV) em uma série de documentários.

Mandou bem Pedro Malta, o menino que interpreta dois personagens na novela "Prova de Amor", está em alta na Record. A direção da emissora, que avalia Malta como intérprete dos personagens mais difíceis da trama, já estuda um contrato de longa duração com o ator. Não quer perdê-lo para a Globo (onde foi revelado), que está de olho nele.

@ - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Casa de Vidro sofre com cupins e chuvas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.