São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Auto-ajuda tem nova editora no país

Com visão de mundo cristã, Thomas Nelson Brasil lançará 48 títulos em 2007 e promete investir em autores nacionais

Joint venture com a Ediouro, editora já tem cinco livros no mercado; dois best-sellers, de John C. Maxwell e Max Lucado, são maiores apostas

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado de auto-ajuda brasileiro ganha oficialmente nesta semana um concorrente de peso. Numa joint venture com o grupo carioca Ediouro, chega ao país a Thomas Nelson, editora que vende cerca de 25 milhões de livros por ano nos Estados Unidos e cujo faturamento passou de R$ 530 milhões no último ano fiscal. Aqui, o investimento total é de R$ 3 milhões, e cinco dos 48 títulos que a casa pretende lançar no país em 2007 já estão nas livrarias brasileiras.
As maiores apostas são os livros "Você Faz a Diferença -0Como Sua Atitude Pode Revolucionar Sua Vida", de John C. Maxwell, autor que já vendeu 12 milhões de exemplares no mundo, e "Derrubando Golias - Descubra como Superar os Maiores Obstáculos de Sua Vida", de Max Lucado, que já publicou mais de cem livros e vendeu 50 milhões de cópias. A editora pretende trazer Maxwell e Lucado ao Brasil até o ano que vem.

Cristã
A Thomas Nelson surgiu em 1798, na Escócia, com um perfil ligado à religião protestante, e é considerada a maior editora de livros cristãos do mundo, com presença até na China.
Nos últimos 30 anos, nos EUA, a editora ampliou seu leque de títulos para o mercado de auto-ajuda e negócios. Hoje, a companhia publica mais de 600 novos títulos por ano.
No ano passado, a editora emplacou 20 de seus títulos na lista de mais vendidos do jornal americano "The New York Times". Ela já é o sexto maior grupo editorial dos EUA.
"No Brasil, vamos trabalhar com esse tipo de livro mais focado na auto-ajuda, mas com uma visão cristã de mundo", adianta o editor Carlo Carrenho, "publisher" da Thomas Nelson Brasil, que também terá a liberdade de publicar no país títulos de outras editoras estrangeiras.
Carrenho conta que haverá um forte investimento em marketing, mas não revela as tiragens iniciais dos primeiros cinco lançamentos. O editor diz ainda que não pretende apenas "replicar" o catálogo da matriz americana, mas também buscar escritores brasileiros já consagrados e investir em novos autores, com foco nas áreas de negócios e desenvolvimento pessoal e profissional.
Além dos best-sellers de Maxwell e Lucado, Carrenho destaca a qualidade literária de "Fé em Deus e Pé na Tábua", espécie de "road book", com toque de espiritualidade, escrito por Donald Miller, de apenas 31 anos. E "A Dieta de Jesus e de Seus Discípulos", uma dieta mediterrânea assinada pelo clínico-geral Don Colbert.


Texto Anterior: Fernando Bonassi: São paulistanos
Próximo Texto: Música: Paul McCartney paga R$ 135 mi a ex-mulher
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.