São Paulo, quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Onde os Fracos..." e "Sangue Negro" lideram corrida ao Oscar

Filmes que revêem gênero faroeste abocanham oito indicações cada um; Brasil fica fora da disputa de longa estrangeiro

Gabriel Bouys/France Presse
A atriz Kathy Bates e o presidente da Academia, Sid Ganis, anunciam os indicados a melhor filme: "Desejo e Reparação", "Juno", "Conduta de Risco", "Onde os Fracos Não Têm Vez" e "Sangue Negro"

DA REPORTAGEM LOCAL

Duas revisões do gênero faroeste dominam as indicações ao Oscar 2008, anunciadas ontem, em Los Angeles.
"Onde os Fracos Não Têm Vez", dos irmãos Joel e Ethan Coen, e "Sangue Negro", de Paul Thomas Anderson, tiveram oito indicações cada um, incluindo melhor filme, direção, montagem e fotografia.
Ambos foram filmados no Texas. "Onde os Fracos Não Têm Vez" estréia no Brasil no próximo dia 1º. O lançamento de "Sangue Negro" está previsto para 15 de fevereiro.
O papel de um impiedoso matador no filme dos Coen deu ao espanhol Javier Bardem uma indicação como melhor ator coadjuvante. Na trama, ele é perseguido por um xerife vivido por Tommy Lee Jones -que foi indicado a melhor ator por "No Vale das Sombras".
Em nota divulgada pelo estúdio Universal, Bardem diz que a indicação "é uma honra" e também "um reconhecimento ao engenho dos irmãos Coen, que souberam dar a esse personagem uma dimensão que vai além da minha interpretação".
"Sangue Negro" se passa entre 1898 e 1927, intervalo no qual o modesto explorador de petróleo Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) se transforma num magnata do negócio.
A vitória do inglês Day-Lewis na categoria é dada como certa pela crítica norte-americana. Na disputa de melhor filme, no entanto, o título dos Coen concentra a maioria das apostas.
O Brasil, que ficara entre os nove finalistas na pré-seleção de indicados a melhor filme estrangeiro (com "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", de Cao Hamburger), não foi lembrado pela Academia.

Exclusão
Também tiveram destaque entre os indicados o drama britânico "Desejo e Reparação", de Joe Wright, adaptado do romance "Reparação" (Ian McEwan), e o thriller "Conduta de Risco", de Tony Gilroy, estrelado por George Clooney. Receberam sete indicações cada um.
Wright, no entanto, foi ignorado na categoria diretor, único caso em que um título indicado a melhor filme não emplacou uma menção a seu diretor.
O "avulso" na categoria é o norte-americano Julian Schnabel, do francês "O Escafandro e a Borboleta", que obteve outras três indicações -fotografia, montagem e roteiro adaptado.
Foi bem-sucedida a campanha da França pela indicação a melhor atriz de Marion Cotillard, protagonista de "Piaf -°Um Hino ao Amor", que teve ainda duas indicações técnicas (figurino e maquiagem).
Mas foi a australiana Cate Blanchett quem conseguiu o grande feito entre os intérpretes -abocanhou uma indicação a melhor atriz (por "Elizabeth -A Era de Ouro") e outra a melhor atriz coadjuvante, por sua interpretação de Bob Dylan em "Não Estou Lá".

Animação
Entre as poucas surpresas da lista de indicados, está a inclusão do longa de animação "Ratatouille" na disputa de melhor roteiro. No total, o filme sobre um rato que sonha ser chef de cozinha teve cinco indicações.
"Ratatouille" disputará a estatueta de melhor longa de animação com o francês "Persépolis" (que perdeu a indicação a melhor filme estrangeiro) e com "Tá Dando Onda".
Outra indicação incomum é a de uma comédia -"Juno"- a melhor filme. Ellen Page, que vive a personagem-título, uma adolescente que decide levar adiante uma gravidez indesejada, foi indicada a melhor atriz.
O documentarista Michael Moore, que venceu o Oscar com "Tiros em Columbine" (2002), foi novamente indicado, agora por "Sicko - $O$ Saúde", em que examina o sistema de planos de saúde e assistência médica dos EUA. O filme deve estrear no Brasil nesta sexta.
A cerimônia de entrega do Oscar está prevista para 24/2. A Academia diz que a greve dos roteiristas, em curso desde novembro, que levou à suspensão da festa do Globo de Ouro, não afetará o Oscar.


Com agências internacionais

Opine: o que você achou das indicações?


Texto Anterior: Horário nobre da TV aberta
Próximo Texto: Excluído da disputa, diretor brasileiro compara resultado com o de "loteria"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.