São Paulo, quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Viajante
Um mês depois de ter um Portinari e um Picasso roubados, o Masp abriu sua agenda internacional: mandou sete obras de Toulouse-Lautrec para o Japão e 73 esculturas de Degas para a Flórida. Em Tóquio, as telas serão expostas ao lado de peças do Museu D'Orsay, de Paris. Já na Flórida, no Museu de Arte de Boca Raton, em Palm Beach, as esculturas de SP vão compor toda a mostra "Degas in Bronze: The Complete Sculptures".

VIAJANTE 2
Em 2007, o Masp fez dez empréstimos de obras a museus internacionais. Para 2008, já tem 20 pedidos de instituições dos EUA, da Europa e do Japão. Mas dificilmente atenderá a todos: telas como o Picasso recuperado, por exemplo, são muito delicadas para viajar e o museu não autoriza sua saída.

ARIGATÔ
Os turistas japoneses que desembarcarem em Cumbica em 2008 receberão um dos 35 mil certificados que o Ministério do Turismo preparou, em japonês, agradecendo a visita em "um momento em que comemoramos cem anos de parceria e intercâmbio cultural".

PURO ECSTASY
Aumentou oito vezes o volume de ecstasy apreendido pela Polícia Federal entre 2006 e 2007. Saltou de 19.094 comprimidos para 157.984 unidades. No mesmo período, a maconha confiscada pelos federais caiu cerca de 10%, para 154,5 toneladas. "Há uma tendência mundial para o aumento do consumo de drogas sintéticas", diz o delegado da PF Júlio Danilo.

BARBA, CABELO...
O estilista Lorenzo Merlino, que teve 48 looks apreendidos pela Justiça na SP Fashion Week, no sábado, entrou com pedido para recuperar as peças. Ele é cobrado por uma dívida trabalhista de R$ 80 mil do salão L'Equipe, do qual foi sócio com Eduardo Cinelli. O advogado de Merlino, Remo Battaglia, vai argumentar que o estilista também é vítima de Cinelli: em 2005, ele teria vendido sua cota do salão ao empresário. "Ele [Cinelli] até começou a pagar, mas parou no meio", diz Battaglia. Procurado, Cinelli desligou o telefone na cara da reportagem.

TODO MUNDO NU
Balanço da festa da Zapping no inferninho Love Story, no centro de SP, no domingo: 1) Juliana Paes foi o recheio na "Dança do Maxixe", aquela que tem "um homem no meio com duas mulheres fazendo sanduíche"; 2) um homem tirou a roupa quando fazia "pole dancing", num dos "postes" da boate; 3) Lovefoxxx, vocalista do Cansei de Ser Sexy, gritou no palco: "Vamos todos tirar a roupa!" -e ninguém obedeceu.

40 MIL PARA ZÉ DIRCEU
A revista "Piauí" bateu recorde de vendas com a polêmica entrevista de José Dirceu. Ultrapassou a marca de 40 mil exemplares -a média mensal da publicação é de 35 mil.

IMPEDIMENTO
A bandeirinha Ana Paula Oliveira segue rumo à "geladeira" do Salgueiro. Destaque, ela só apareceu na escola uma vez, em dezembro. Fantasia pronta e após muita insistência da agremiação, Ana Paula prometeu ir ao ensaio do próximo sábado. Se faltar, está fora e já existe "uma carta na manga".

REFÚGIO
São Paulo criou o primeiro Comitê Estadual de Refugiados, que será presidido pelo secretário estadual Luiz Antonio Marrey (Justiça). Até então, havia somente um órgão nacional para tratar da questão, que é subordinado ao Ministério da Justiça.
 

Considera-se refugiado aquele que não queira retornar ao seu país de origem por temer perseguição política, religiosa ou violação de direitos humanos. Há 2.000 refugiados em SP -900 são africanos.

Nelsinho Piquet

Alonso é bastante simpático

Kerim Okten - 5.abr.2007/Efe
O piloto Nelsinho Piquet


De namorada nova (Gabriela Constantino) e estreando na Fórmula 1 pela Renault, Nelsinho Piquet, 22, começou os treinos de inverno na Espanha. Ele vai correr com o espanhol Fernando Alonso, conhecido como encrenqueiro, mas "bastante simpático", segundo ele. Por e-mail, Nelsinho falou à coluna:

 

FOLHA - Fernando Alonso volta à Renault depois de brigar na McLaren. Como você enfrentará o temperamento dele?
NELSINHO PIQUET -
Só conheci o Alonso nos primeiros testes, em Jerez de la Frontera (Espanha, de 14 a 17 de janeiro), ainda com o carro de 2007. Foi bastante simpático. O acontecido não se repetirá. A McLaren só perdeu.

FOLHA - Como será estrear com o número 6, o mesmo com o qual seu pai foi campeão mundial?
NELSINHO -
Espero que me dê sorte. Mas não muda nada. A diferença estará na competitividade do carro e no desempenho em treinos e provas. Estou bastante animado.

FOLHA - E o carro 2008?
NELSINHO -
Os primeiros testes serão em fevereiro, com lançamento oficial marcado para o próximo dia 31.

FOLHA - Que circuitos mais o preocupam?
NELSINHO -
Dos 18 previstos, preocupo-me mais com os seis em que nunca andei: Melbourne, Montreal, Xangai, Fuji e os dois estreantes, Valência e Cingapura.

FOLHA - Qual o peso de chegar à F1 com um pai tricampeão?
NELSINHO -
A comparação é inevitável. No começo me incomodava, mas hoje não. Sei que se cheguei aonde cheguei é porque tenho meu valor, talento para dar bons resultados à ING Renault.

FOLHA - E quanto a Gabriela Constantino?
NELSINHO -
Sim, estamos namorando.

FOLHA - A equipe lhe dá liberdade total para comportamento e declarações?
NELSINHO -
Há assuntos estratégicos que não devem sair de dentro da equipe. Quanto a comportamento, as equipes exigem que seja condizente com sua ideologia. Afinal, representamos sua imagem.

FOLHA - Suponha que Alonso fosse campeão se vencesse uma prova. Mas a pole era sua. Você atenderia à ordem da equipe de dar a frente a Alonso?
NELSINHO -
No final do campeonato, se eu não tivesse chances e o Alonso, vencendo, fosse campeão, respeitaria a decisão. Às vezes é preciso fazer o que é melhor para a equipe. E tenho certeza de que isso só aconteceria se apenas um piloto tivesse chances.

CURTO-CIRCUITO

A COMÉDIA "RETRATOS E CANÇÕES" reestréia hoje, às 22h30, no Espaço dos Satyros, na praça Roosevelt.
A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "Mimmo Cattarinich - O Mago da Luz" tem abertura hoje para convidados, no Sesc Pinheiros.
OS MÚSICOS Roy Hargrove e Roberta Gambarini se apresentam hoje, às 22h, no Bourbon Street, em Moema.
A CANTORA Ana Gilli e Leandro Brenner apresentam hoje um tributo a Vinicius de Moraes, às 22h, no Villagio Café.
O DJ INGLÊS FATBOY SLIM discoteca hoje no clube Pacha, na Vila Leopoldina, às 22h. Paulo Boghosian também toca na festa.


ANDRÉA MICHAEL (interina), AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA, DÉBORA BERGAMASCO e PAULO SAMPAIO

Texto Anterior: Paralisação comprometeu calendário e pode adiar entrega
Próximo Texto: Reality show: "American Idol" perde força no 7º ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.