São Paulo, quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Insetos invasores de Verhoeven antecipam Bush

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O que é "Tropas Estelares" (TNT, 22h) Inácio Araujo já definiu muito bem, anos atrás, nesta Folha, dizendo que o filme trata da dominação do mundo pelos EUA e que "os insetos que invadem a Terra somos nós, os cucarachos".
Seu texto alertava sobre a injusta acusação de Paul Verhoeven ser um neonazista, pelas imagens ao estilo Leni Riefenstahl (a cineasta do Terceiro Reich) dessa sua ficção científica de 1997. Eu diria que Verhoeven emula, sobretudo, a estética dos videogames e do broadcast televisivo. É só dar uma olhada nos noticiários para vermos as semelhanças, ambos "pornográficos" na busca por cenas desairosas, com suas vinhetas e seu ritmo acelerado.
Verhoeven, nessa crítica a um estado de guerra e insegurança incutido no imaginário coletivo de uma nação, parecia antever George W. Bush, que mais tarde usaria a gramática dos noticiários para alardear sobre o mundo em suposto perigo. O inseto em Verhoeven seria, com Bush, o terrorismo.


Texto Anterior: Reality show: "American Idol" perde força no 7º ano
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.