São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA - GRAMMY
Latinos substituem rap na bola da vez em 2000

da Reportagem Local

Veterano com mais de 30 anos de carreira, o guitarrista mexicano Carlos Santana, 52, encabeça hoje à noite a lista de favoritos à 42ª edição do Grammy, o "Oscar da música". Ele acumula dez indicações ao prêmio, pelo álbum "Supernatural", que vendeu 6 milhões de cópias somente nos EUA.
Dois brasileiros concorrem neste ano: Caetano Veloso, na categoria melhor álbum de world music, por "Livro", e Dori Caymmi, na categoria arranjo instrumental, pela faixa "Pink Panther".
Ainda assim, os espectadores brasileiros não acompanharão a cerimônia. O canal pago E! leva ao ar, às 21h, o programa especial "Live Grammy Awards Pre-Show 2000", com entrevistas e imagens da chegada dos concorrentes.
Mas, diferentemente dos últimos anos, a cerimônia não deve ser transmitida ao vivo para o Brasil por nenhum canal. O TNT, que exibia o evento, anunciou que não cobrirá a festa neste ano. Nos EUA, a festa será exibida pelo canal CBS, a partir das 20h (23h, horário de Brasília).
Uma marca desta edição do prêmio é a forte presença de artistas de origem latina entre os indicados, desde o líder em indicações, Santana. Aparecem em várias categorias artistas como Ricky Martin, Gloria Estefan, Marc Anthony, Jennifer López e Christina Aguilera. Em 99, o forte era o rap, cuja grande vencedora foi Lauryn Hill.
O pop de apelo adolescente também prolifera entre os concorrentes, com os mesmos Martin, Anthony e Aguilera, grupos como Backstreet Boys e cantoras como Britney Spears.
Uma das atrações da noite deve ser uma homenagem ao cantor e compositor britânico Elton John, que receberá prêmio especial e será tema de um show-tributo com participação de Stevie Wonder, Diana Krall, Moby, Natalie Cole, Tony Bennett, Lulu, Sting, Mary J. Blige, Sheryl Crow, Phil Collins, Melissa Etheridge, Bonnie Raitt, Gloria Estefan e outros.
Entre os artistas que farão apresentações ao vivo durante a entrega dos prêmios, estão o próprio Santana, TLC (seis indicações), Backstreet Boys (que concorrem em quatro categorias) e Ricky Martin (três indicações).


Texto Anterior: Televisão: Programa "Musikaos", da TV Cultura, se perde nas entrelinhas
Próximo Texto: Alguns indicados ao Grammy 2000
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.