São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ILUSTRADA

Secretário do MinC acusa Ilustrada de "autoritarismo" em texto sobre Bono

Mamberti critica artigo da Folha

DA REPORTAGEM LOCAL

Num encontro com ciganos, no Palácio do Planalto, anteontem, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC (Ministério da Cultura), o ator Sérgio Mamberti, chamou de "autoritário" o editor da Ilustrada, Marcos Augusto Gonçalves, e classificou de "discriminatório" seu artigo "Bono personifica a chatice da correção política", publicado na última segunda-feira (pág. E4).
De acordo com relato do site "Repórter Social", Mamberti pediu "que todos os atingidos se dirijam à Folha para protestar contra a posição do jornal".
Em entrevista ontem à Folha, o secretário negou que tenha tido a intenção de convocar manifestações populares contra o jornal. "Se pareceu que eu disse isso, eu estou aqui dizendo que não se trata absolutamente disso."
Mamberti, porém, ratificou as críticas a Gonçalves. "Essa opinião do Marcos Augusto tem muitos pontos de contato com as posições da Liga Norte [partido da direita italiana] e do Le Pen [Jean-Marie Le Pen, líder da extrema direita francesa, contrário a imigrantes e minorias étnicas]."
O secretário se disse "surpreso" com o artigo, segundo ele, "antagônico a certos princípios que nortearam a Folha". Mamberti relacionou o texto de Gonçalves à reportagem "A direita sai do armário", publicada na llustrada no dia 15 deste mês. "Eu me pergunto: será que a Folha, de certa maneira, está se alinhando com esse pensamento de nova direita que eles publicaram?"
Gonçalves diz que a Folha continua a praticar um jornalismo pluralista e crítico. Para ele, "Mamberti não está entendendo nada". "Como burocrata da cultura, ele ainda é um bom comediante. O poder, pelo visto, emburrece. O artigo não era contra a diversidade cultural. Era apenas uma provocação, um pouco iconoclasta, ao marketing engajado de Bono e aos clichês politicamente corretos que reconfortam alguns e ditam a etiqueta do bom-mocismo contemporâneo", afirmou.
O discurso de Mamberti foi feito no Encontro de Lideranças Ciganas, promovido pelo MinC, para "o lançamento oficial do Grupo de Trabalho Cultural Cigano".


Texto Anterior: Ilustrada: Inédita de Chico estréia em filme
Próximo Texto: Panorâmica - Ilustrada: U2 deixa São Paulo e segue para Carnaval de Salvador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.