São Paulo, sábado, 23 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Imagens históricas são trunfo de "Fidel"

DA REPORTAGEM LOCAL

Aproveitando a oportunidade surgida com a renúncia de Fidel Castro esta semana, após 49 anos de poder em Cuba, o canal Futura põe no ar um documentário inédito, dividido em duas partes, sobre o "único mito vivo da história da humanidade", como definiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A produção é norte-americana (de 2005) e se vale de uma impressionante quantidade de imagens históricas de TV e vídeo que mostram o Comandante em momentos incomuns. Logo na abertura, vemos um Fidel de 32 anos, recém-vitorioso em sua revolução, dando uma entrevista em inglês a um talk-show norte-americano.
"Não está assustado com todo o poder e responsabilidade que tem agora em mãos?", pergunta o apresentador. "Assustado, não, porque tenho autoconfiança, mas um pouco preocupado", devolve um Fidel visivelmente tímido e inseguro, como quase nunca se vê.
A estrutura do documentário é cronológica, começando com a infância do "guajiro" e passando pelas fases mais marcantes de sua vida pública, sempre entremeadas com entrevistas.
A guerrilha em Sierra Maestra, a tomada de Cuba, a viagem aos EUA, a fase de "James Dean da política internacional", como define um entrevistado, o ataque à Baía dos Porcos, a Crise dos Mísseis, tudo está aqui.


FIDEL CASTRO
Quando:
parte 1: hoje, às 20h30; parte 2: amanhã, às 20h30
Onde: Futura


Texto Anterior: Música: Bonde do Rolê faz show com nova integrante
Próximo Texto: Laertevisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.