São Paulo, segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

CARNAVAL DE SALVADOR

Nizan: "Estou apaixonado por minha ex-mulher"

Marlene Bergamo/Folha Imagem
Preta Gil e o publicitário Nizan Guanaes em almoço na casa do governador Jaques Wagner: "tá todo mundo mentindo"

Copo de uísque na mão, o publicitário Nizan Guanaes, um dos convidados especiais do tradicional almoço que o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT-BA), oferece aos patrocinadores do Carnaval de Salvador, vê a fotógrafa da Folha se aproximar. "E aí, Nizan, tá se divertindo?". "Eu tô", responde ele. "Mas não chego perto de mulher. Só de mulher morta. Só se estiver no velório, dentro do caixão."

 
Nizan, que formava com a empresária Donata Meirelles, da Daslu, um dos "casais 20" de São Paulo, desanda a falar. "Eu me separei [em janeiro]. E eu quero voltar. Pode dizer aí: eu tô apaixonado por minha ex-mulher." E por que não volta? "Ela tá muito brava comigo. Mas o que estão dizendo por aí é mentira. Tá todo mundo mentindo. Eu sou apaixonado. Quero voltar!". A cantora Preta Gil se aproxima: ""Olha, eu quero que você saiba que tem amigos aqui".
 

Mais tarde, no ritual de abertura do bloco Ilê Aiyê, na ladeira do Curuzu, mãe Hilda, mentora espiritual do grupo, joga pipoca sobre o público e solta pombas brancas no céu escuro de sábado. "Neste momento só quero pedir. Pedir Donata", murmura Nizan.
 

Máscaras, apitos e gravatinhas enfeitam as mesas dispostas sobre o gramado do jardim do Palácio de Ondina, onde mora o governador. A primeira-dama da Bahia, Fátima Mendonça, recebe os convidados. "A casa às vezes tem uns probleminhas hidráulicos e elétricos, mas o jardim é maravilhoso, não é não?".
 

Ela leva Nancy Carybé, viúva do pintor argentino-baiano, para um tour pela sala de sua casa para mostrar obras de arte. Param diante de uma imagem de cerca de um metro de Jesus crucificado. "O Jacques é judeu, mas eu fico aqui na maior "safadeza" com meu Jesus. Beijo o pezinho Dele. E digo que qualquer dia vou tirar essa toalhinha [que cobre parte do corpo de Cristo]", brinca ela.
 
O almoço é servido por volta das 15h, na sala onde há biografias de Barack Obama e uma garrafinha de areia branca com a inscrição "Xô urucubaca!". Espumante, caipirinha e uísque acompanham o cardápio de canapés e pratos como terrine de cogumelos com compota de uvas ao vinho do porto e tartar de bacalhau ao champanhe.
 
A confraternização diverte Juju Conceição, 40, que cuida "há uns 30 anos da família de Fátima". Ao ver o ator Bruno Gagliasso, saca sua máquina digital. "Essa vai para a minha galeria de celebridades. Comecei com várias fotos com o Lula, agora tô abrindo para mais famosos. Já tenho Raúl Castro, Fidel Castro, Naomi Campbell..."
 
Já nos camarotes do circuito Barra-Ondina, celebridades "sofrem" com os paparazzi. A atriz Alessandra Negrini, no camarote Expresso 2222, desabafa com amigos: "Você sabe que estou aqui só por causa de vocês, né?". Sobre o ex-marido, o cantor Otto, ela diz: "Tô adorando a vida de solteira. Não troco por nada neste mundo".
 

A americana Camille Paglia "despenca" do camarote de Daniela Mercury para o trio em que está a cantora, onde canta e dança sem parar. No ano passado, ao visitar Salvador, Paglia recebeu de presente CDs de Daniela amarrados com uma fita vermelha. "Foi literalmente eletrizante: eu me senti como se tivesse sido atingida por um raio, causando uma misteriosa reorganização das minhas células cerebrais", escreveu. A reorganização parece ser pra valer: Camile veio "conferir" a estrela baiana in loco. "Ela tá doida atrás da Dani", comenta uma amiga da cantora.
 

Outro solteiro campeão de assédio é o ator Selton Mello. Ele responde com sorrisos e acenos aos beijos jogados por dezenas de meninas que o reconhecem na sacada do camarote. "É uma onda boa", diz ele sobre o assédio feminino.
 

O ator fuma e bebe na frente dos fotógrafos, atitude rara nos atuais tempos politicamente corretos. Só se preocupa em cobrir com feltro azul a logomarca do banco Itaú estampada na camiseta do camarote de Daniela Mercury, para não chatear o Santander, instituição financeira da qual é garoto-propaganda. (Débora Bergamasco e Marlene Bergamo, de Salvador)

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: "Quem Quer Ser um Milionário?" ganha oito de nove categorias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.