São Paulo, terça-feira, 23 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

João Miguel Jr./TV Globo
ARMAS Caracterizado como Bordel, Marcelo Madureira grava "A Grande Quadrilha", novo quadro do "Casseta & Planeta", sátira da série "A Grande Família"; ambos os programas voltam em abril

Indústria quer chip do sexo só em 2007

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Sancionada por Fernando Hen-rique Cardoso no final de 2001, a lei que institui em televisores dispositivo (chip) que bloqueia cenas de sexo e violência só deve entrar em vigor com a implantação da TV digital, o que deve ocorrer em 2007. É o que está pedindo agora a Eletros, a associação dos fabricantes de televisores.
A lei (nº 10.359) deveria ter entrado em vigência em 27 de dezembro de 2002. Mas, devido à falta de regulamentação, foi prorrogada, por medida provisória, para 30 de junho deste ano. Mas nada foi feito pelo governo até agora. "Não dá mais tempo [de cumprir o prazo]", diz Paulo Saab, presidente da Eletros.
O governo só começou a se mexer, recentemente, por provocação da própria Eletros. Saab diz que pediu uma reunião com técnicos dos ministérios da Justiça e das Comunicações. Na reunião, será discutida uma nova medida provisória, postergando o bloqueador até a TV digital.
Assim, a rigor, não haverá data para a implantação do bloqueador. O governo tem prazo até março de 2005 para escolher o padrão de TV digital. A Globo estima que o sistema irá começar a operar em 2007. Pela tecnologia atual, analógica, os televisores teriam um chip, e as emissoras enviariam sinal codificado. Poderia-se também importar a tecnologia usada nos EUA, a do V-Chip. "A TV digital permite codificar sem pagar royalties", defende Saab.

OUTRO CANAL

Novela
Sandy e Júnior, que negociam renovação de contrato com a Globo há um ano, estão prestes a fechar um acordo com a emissora. Pelo esboço de novo contrato, a dupla apenas fará participações especiais neste ano. Em 2005, volta a ter um programa regular.

Expansão
A TV I de Caruaru, em Pernambuco, é a mais nova (a 110ª) afiliada do SBT, que já teve 115. A emissora, já no ar em caráter experimental, passa a transmitir o SBT, para valer, em 19 de abril. Irá cobrir 127 municípios, com 3,3 milhões de habitantes.

Debandada 1
Não é só roteirista que não pára na equipe de "Metamorphoses", novela da Record. A diretora-geral, Tizuka Yamazaki, pediu para sair em abril. Junto com ela, vão Tânia Lamarca (diretora) e Edgar Moura (diretor de fotografia).

Debandada 2
Nos bastidores de "Metamorphoses", já tem ator orando para seu personagem morrer. Marido de Arlette Siaretta, "dona" da novela, Pedro Siaretta deve assumir a direção geral.

Tina perdeu
O barraco entre Solange e Marcela, no "Big Brother Brasil" de anteontem, rendeu média de 43 pontos ao programa. Foi a melhor média das edições de domingo deste "BBB" e o mais baixo nível de todas as edições, segundo o próprio Pedro Bial. Bêbadas, as participantes se ofenderam mutuamente, apontando imperfeições.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Sabrina Sato pensa com os peitos!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.