São Paulo, terça-feira, 23 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA

Sede do Pentágono é a a mais nova vítima da boataria virtual

SÉRGIO DÁVILA
EM WASHINGTON

A mais nova, curiosa e persistente teoria da conspiração na internet começou na França e envolve a capital norte-americana. Segundo diversos sites (leia a relação no final do texto), o Pentágono nunca foi atingido por um Boeing-757 no dia 11 de setembro.
De acordo com a tese, a sede das Forças Armadas norte-americanas foi alvo de um atentado por terra, e o avião de passageiros desaparecido em Washington teria sido derrubado por caças da Força Aérea antes de atingir qualquer lugar, depois de ficar claro que se tratava de um avião sequestrado. Aliás, o tal vôo pode nem mesmo ter existido.
Os argumentos dos teóricos a favor da conspiração:
* Menos de uma hora depois do ataque ao World Trade Center, a agência de notícias Associated Press soltou uma nota dizendo que o Pentágono havia sido atingido por um caminhão-bomba; depois, publicou correção, com a versão oficial do governo;
* Como explicar que um avião de 100 toneladas voando a 400 km/h pode ter danificado só o exterior de um dos cinco lados do edifício?
* Quando indagado por um jornalista no dia do ataque se ainda havia pedaços de avião no local, o porta-voz do Departamento de Defesa disse que não poderia responder àquela pergunta;
* "Comprovando" tudo isso, os sites mostram uma série de fotos tiradas do local.
Claro que o principal contestador da teoria é o melhor site disponível sobre as verdades e mentiras da internet, que já rendeu até uma série de colunas aqui.
Segundo o Snopes, a origem do boato vem do livro "The Frightening Fraud" (A Fraude Assustadora), de Thierry Meyssan, para quem o vôo 77 não existiu.
Os contra-argumentos do site:
* Diferentemente da aparência exterior, o choque foi tão forte que causou danos a todas as alas do Pentágono, segundo uma reportagem do isento programa "60 Minutes", uma espécie de "Globo Repórter" americano;
* Além disso, de acordo um comunicado oficial do Exército, uma das turbinas foi encontrada numa das alas do prédio;
* Por fim, o site mostra fotos de pedaços do avião que foram encontrados no local. Pequenos, mas pedaços. Mesmo que não tivesse, diz o Snopes, os aviões que atingiram o World Trade Center também foram pulverizados.
Tire suas próprias conclusões.

Sites: www.asile.org
www.reseauvoltaire.net
www.snopes2.com

E-mail: sergiodavila@uol.com.br

Site: www.uol.com.br/sergiodavila



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Casinha: (Des) vestindo Kylie Minogue
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.