São Paulo, sábado, 23 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PAINEL DAS LETRAS

JOSÉLIA AGUIAR - joselia.aguiar@grupofolha.com.br

Zizek e o "e-book"

O mais pop dos filósofos de esquerda, Slavoj Zizek se diz "conservador moderado" quando se trata do futuro digital do livro. "Se o "e-book" prevalecer, todo o processo de ler e de pensar se modificará", disse à Folha, por e-mail. "Em vez de seguir em linha e ler a obra inteira, será como assistir a um programa de entrevistas na TV, rápido e com troca de piadas", compara o esloveno, que diz torcer para se enganar em sua previsão pessimista. Zizek vem ao Brasil no próximo mês para lançar dois livros, "Em Defesa das Causas Perdidas" e "Primeiro como Tragédia, Depois como Farsa". Vai falar, entre outros temas, da primavera árabe na palestra que faz em 21 de maio, como parte do projeto "Revoluções", realizado pela editora Boitempo, secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Sesc São Paulo.

// CLÁSSICO GREGO
Nova edição da "Odisseia", de Homero, traduzida diretamente do grego, chega às livrarias no próximo mês. O tradutor, Trajano Vieira, da Unicamp, acompanhou Haroldo de Campos no período em que o poeta trouxe para o português "Ilíada", do mesmo autor. As duas obras são consideradas inaugurais da literatura do Ocidente.
Vieira tentou recriar poeticamente a métrica e a sonoridade do original. O volume, de 816 páginas, inclui um índice de personagens e localidades citados no texto, mapas com geografia homérica, itinerário de Odisseu e o palácio de Ítaca, ensaio de Italo Calvino, excertos da crítica, informações sobre métrica, critérios de tradução e bibliografia.

// MANUAL DE ARQUITETURA
"Uma História Global da Arquitetura" sai pela WMF Martins Fontes no segundo semestre. Seus autores são Francis D. K. Ching, da Universidade de Washington, Mark Jarzombek e Vikramaditya Prakash, ambos do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O manual cobre o período que vai de 3.500 a.C. à época atual. Inclui cerca de mil fotografias, mapas e 1.500 desenhos feitos à mão por Ching, de quem a editora publicou também "Dicionário Visual de Arquitetura".

Freud 1 Freud é o tema do primeiro livro da série de guias gráficos "Introducing Books", que a Leya Brasil comprou na London Book Fair deste mês. Os autores são Richard Appignanesi e Oscar Zarate. Outros títulos já programados para sair no Brasil tratam de Jung, psicologia e psicoterapia. A série, criada pela Icon Books, possui mais de 50 livros.

Freud 2 "Freud on Coke", de David Cohen, sobre o envolvimento do então jovem médico com cocaína, é outro título comprado pela Record na feira londrina. Acreditava-se que a droga, vendida pela empresa farmacêutica Parker Davis, era capaz de curar de indigestão a ninfomania.

Mark Twain A autobiografia em três volumes desse clássico escritor norte-americano acaba de ser comprada pela editora Novo Século na feira londrina. O autor de "As Aventuras de Huckleberry Finn" queria que esses textos só fossem publicados cem anos após sua morte. O primeiro volume já saiu nos Estados Unidos.

Policial americano "Live Wire", novo best-seller de Harlan Coben, foi comprado pela editora Arqueiro (da Sextante). Coben, na lista de mais vendidos do "New York Times", já atingiu a marca de 50 milhões de livros vendidos no mundo. Pela Arqueiro, sairá a coleção de nove títulos, inéditos no Brasil, do detetive Miron Bolitar.

Da Índia "Serious Men", livro de estreia de Manu Joseph e um dos finalistas do Man Asian Booker Prize, é outra das compras da Record na London Book Fair. O prêmio é dado a obras escritas ou publicadas em inglês.

Brasileiro na Itália "O Livro dos Mandarins", de Ricardo Lísias, vai sair na Itália. Será lançado pela Barbès Editore, como parte de uma coleção de autores latino-americanos contemporâneos que a editora sediada em Florença começou a montar. Seu novo romance, "Os Colecionadores", deve sair pela Alfaguara no começo do ano que vem.

Brasileiro na Espanha "O Volume do Silêncio", livro de contos de João Anzanello Carrascoza que saiu pela Cosac Naify, chega à Espanha. A editora Baile del Sol publica em maio a obra, que venceu o Prêmio Internacional Guimarães Rosa - Radio France Internationale.

Russo Paulo Bezerra entregou a tradução direta do russo de "O Duplo", o segundo romance de Fiódor Dostoiévski e o 14º título do autor a ser publicado pela Coleção Leste, da editora 34. Chegará às livrarias no segundo semestre deste ano.


Texto Anterior: Crítica/Romance: Nova tradução guarda estilo malicioso de Vladimir Nabokov
Próximo Texto: Crítica/Romance: "Poltrona 27" tem sabor, mas falta um pouco de tempero
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.