|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Mercado acadêmico é potencial plataforma
Com pré-lançamento do Kindle Deluxe, Amazon vê boom no meio universitário
Para editores brasileiros, a possibilidade de "carregar" muitos livros, sublinhar os textos e fazer anotações deve atrair universitários
DA REPORTAGEM LOCAL
No início desta semana, a revista eletrônica TheBookseller.com, especializada no
mercado editorial, noticiou que
o pré-lançamento do Kindle
Deluxe (ou DX), que só estará
disponível no verão americano,
é uma estratégia da Amazon
para enfraquecer eventuais
concorrentes como a Apple e a
Sharp na "guerra dos leitores
eletrônicos de livros didáticos"
esperada para breve. Ambas empresas
estariam preparando dispositivos de
leitura, com telas
coloridas e mais interatividade, sugeridos como ideais para livros didáticos,
como o novo Kindle.
Em entrevista à
revista, Evan
Schnittman, vice-presidente de desenvolvimento de
negócios da Oxford
University Press, a
editora da Universidade de Oxford, afirma que conquistar
os exigentes universitários, com a venda dos aparelhos eventualmente subsidiada pelas instituições
de ensino superior, funcionaria
como uma plataforma ideal para alcançar demais leitores.
Para Luciana Villas-Boas, diretora-editorial da Record, ainda que o livro impresso seja
uma "invenção imbatível", a
versão eletrônica "atingirá em
cheio a área acadêmica":
"Aquele estudante que compra, ou gostaria de comprar,
mas não tem dinheiro, dez a doze livros por semestre, para
carregar para lá e para cá, certamente vai amar o livro eletrônico", afirma Luciana.
"Ou qualquer profissional
que esteja trabalhando com várias obras simultaneamente
[como um editor].
Isso já representará um abalo sísmico para a indústria.
Não acabará com
ela, mas pode diminuí-la consideravelmente."
Paulo Roberto
Pires, da Agir, diz
que "não se vê lendo romances", por
exemplo, num leitor eletrônico. "É
mais uma opção
sobretudo para a
leitura de obras de
referência e material de trabalho,
porque é possível
fazer anotações,
sublinhar etc."
Texto Anterior: Frase Próximo Texto: E eu com isso? Índice
|