São Paulo, sábado, 23 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado acadêmico é potencial plataforma

Com pré-lançamento do Kindle Deluxe, Amazon vê boom no meio universitário

Para editores brasileiros, a possibilidade de "carregar" muitos livros, sublinhar os textos e fazer anotações deve atrair universitários


DA REPORTAGEM LOCAL

No início desta semana, a revista eletrônica TheBookseller.com, especializada no mercado editorial, noticiou que o pré-lançamento do Kindle Deluxe (ou DX), que só estará disponível no verão americano, é uma estratégia da Amazon para enfraquecer eventuais concorrentes como a Apple e a Sharp na "guerra dos leitores eletrônicos de livros didáticos" esperada para breve. Ambas empresas estariam preparando dispositivos de leitura, com telas coloridas e mais interatividade, sugeridos como ideais para livros didáticos, como o novo Kindle.
Em entrevista à revista, Evan Schnittman, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Oxford University Press, a editora da Universidade de Oxford, afirma que conquistar os exigentes universitários, com a venda dos aparelhos eventualmente subsidiada pelas instituições de ensino superior, funcionaria como uma plataforma ideal para alcançar demais leitores.
Para Luciana Villas-Boas, diretora-editorial da Record, ainda que o livro impresso seja uma "invenção imbatível", a versão eletrônica "atingirá em cheio a área acadêmica":
"Aquele estudante que compra, ou gostaria de comprar, mas não tem dinheiro, dez a doze livros por semestre, para carregar para lá e para cá, certamente vai amar o livro eletrônico", afirma Luciana.
"Ou qualquer profissional que esteja trabalhando com várias obras simultaneamente [como um editor]. Isso já representará um abalo sísmico para a indústria. Não acabará com ela, mas pode diminuí-la consideravelmente."
Paulo Roberto Pires, da Agir, diz que "não se vê lendo romances", por exemplo, num leitor eletrônico. "É mais uma opção sobretudo para a leitura de obras de referência e material de trabalho, porque é possível fazer anotações, sublinhar etc."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: E eu com isso?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.