São Paulo, domingo, 23 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Episódio final na TV não encerra "Lost"

Folha convida ilustradores para desenhar teorias sobre o desfecho do programa; confira os resultados

Em seis anos, seriado teve 114capítulos, virou revista e game e sempre esteve entre os mais pirateados


Fernando Real
JACK E A FUMAÇA PRETA
De acordo com teoria do ilustrador Fernando Real, Jack vai mesmo substituir Jacob e permanecer como o novo guardião da ilha, que continuará servindo como a barreira que impede a fumaça preta, agora definitivamente coma forma de John Locke, de sair daquele lugar


Diego Sanches
REALIDADE PARALELA
O ilustrador Diego Sanches acha que Locke vai tentar convencer Jack de que a vida dele seria melhor fora da ilha; Desmond usará o que conhece das duas realidades para persuadir omédico a negar a proposta


GUSTAVO VILLAS BOAS
DE SÃO PAULO

Chegou ao fim. Pelo menos na TV. Com "The End", episódio que vai ao ar hoje à noite nos EUA, termina a saga dos passageiros do voo 815 da Oceanic que caiu em uma ilha em 22 de setembro de 2004, também a data de estreia da série. Foram 114 capítulos, ou 121 horas, seis temporadas, mais de uma centena de personagens (um cachorro) e alguma confusão.
Os "losties" encontraram pessoas estranhas na ilha (Os Outros), descobriram uma organização secreta (a Iniciativa Dharma), saíram, voltaram, viajaram no tempo. Descobriram que fazem parte de uma briga ancestral entre irmãos: Jacob e o homem de preto, antes conhecido como monstro de fumaça.
Essa disputa moveu o último ano, que teve uma realidade paralela, em que os "losties" não caíram na ilha, e deve coroar o médico Jack (Matthew Fox) como principal personagem. Tudo isso vai virar um box com a série completa e explicações extras, além de uma enciclopédia já em pré-venda na Amazon. Ambos devem sair em agosto.

PÚBLICO E REPERCUSSÃO
O público diminuiu na TV dos EUA. A audiência média, em 2004, foi de 15,7 milhões, ante 11 milhões em 2009 - a atual temporada vai melhor. Mas a repercussão sempre aumentou: ganhou um Emmy e um Globo de Ouro de melhor drama, virou revista, quadrinhos,videogame. Isso tudo coma benção de ABC e Disney.
Sem esse apoio, a série manteve-se entre as mais pirateadas, ganhou sites de fãs e uma enciclopédia na rede, não oficial, que contempla 17 idiomas.

Folha.com
A editora da Ilustrada, Sylvia Colombo, e os repórteres Fernanda Mena e Vinícius Queiroz Galvão comentam a partir das 22h o final da série

folha.com.br/1013814


Texto Anterior: A pré-história
Próximo Texto: Entenda "Lost"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.