São Paulo, quinta-feira, 23 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canela une bonecos e fondue em festival internacional de teatro

DA REPORTAGEM LOCAL

Há 17 anos, invariavelmente sob rigoroso inverno, Canela, cidade gaúcha a duas horas de Porto Alegre, abriga o seu Festival Internacional de Teatro de Bonecos.
A diretora-geral do evento, Marina Gil, diz que "o segredo é casar bons espetáculos com o charme do fondue e a estrutura turística".
A edição deste ano, que acontece de hoje a domingo, apresenta seis espetáculos internacionais e cinco nacionais.
Entre os estrangeiros, está "D.A.V.E", com o artista australiano Klaus Obermaier. Ele dá tratamento surreal ao espetáculo no qual imagens são projetadas em seu corpo e manipuladas pelo próprio artista. A Cia Quade & Paiva, da Holanda, traz "Angel", criação do brasileiro Eduardo de Paiva Souza (ex-Quasar Cia. de Dança), radicado naquele país, e do artista holandês Ulrike Quade.
Quem abre o festival hoje à noite, às 20h30, no teatro Municipal (com 600 lugares; há pelo menos mais duas boas salas, com mais de 200 lugares cada uma) é a companhia carioca Pequod, com "Filme Noir". O espetáculo narra a história de um fracassado detetive que se depara com uma cliente, cantora de jazz, que jura estar sendo perseguida. Durante a investigação, o próprio detetive também se vê perseguido.
Os demais grupos que se apresentam no festival são Cia. Trucks (SP), Cidade Muda (SP), Pia Fraus (SP), Ana Nunes (RS), Cia. Gente Falante (RS), Giba Gibão Jibóia (RS), Cie. des Chemins de Terre (Bélgica), Marc Schnittger (Alemanha) e Hugo & Inêz (Peru).
O festival é orçado em R$ 500 mil e tem curadoria de Lelo Silva e Adriana Focas, do Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte -que, neste ano, fez intercâmbio com o Festival Internacional de Londrina. (VS)


Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela
Quando:
de hoje a domingo
Quanto: R$ 15
Mais informações: www.bonecoscanela.com.br ou tel. 0/xx/54/282-6199


Texto Anterior: Espaço amplia demanda por peças comerciais
Próximo Texto: "Paisagem e Silêncio" reúne três peças curtas de Harold Pinter
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.