São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zumbis assombram em HQ de terror

Chega ao Brasil o terceiro volume de "Os Mortos-Vivos", série do norte-americano Robert Kirkman

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De repente, e sem explicação alguma, há zumbis por todos os lados. Eles são lentos, não pensam e estão mortos, mas são incansáveis e tentam morder humanos, que seriam transformados em novos zumbis. Esse tema, um clássico de histórias de terror, é retomado na série em quadrinhos batizada "Os Mortos-Vivos", cujo terceiro volume, "Segurança atrás das Grades", acaba de ser lançado no Brasil.
"Os Mortos-Vivos", publicada originalmente nos Estados Unidos, foi criada pelo roteirista Robert Kirkman, inventor da série de super-heróis "Invencível". Ao retomar o tema de mortos-vivos, Kirkman optou por sair da linha tradicional, em que mocinhos sobreviventes enfrentam monstros malvados.
Ele conta a história de pessoas levadas ao limite, que têm que se preocupar não apenas com os monstros que as cercam, mas também com os demais sobreviventes e, claro, com eles próprios. Afinal, um ser humano pode enlouquecer se levado a uma situação limite.
O pequeno grupo de 12 sobreviventes é liderado pelo policial Rick Grimes. Eles não sabem de onde surgiram os zumbis: um vírus natural? Magia? Arma química? Também desconhecem o que aconteceu realmente com o resto da sociedade: os meios de comunicação saíram do ar ou não são mais publicados. Não sabem nem sequer se o governo dos EUA, onde vivem, ainda existe, e se o problema é local, continental ou mundial.
Na verdade, não há como parar para ponderar sobre como está a situação longe dali. O problema, para eles, é mais imediato: onde dormir, como conseguir comida, tentar ajudar -e, acima de tudo, evitar os temidos zumbis.
"Os Mortos-Vivos" é uma HQ de horror, com direito a sustos, surpresas e assassinatos. Mas, acima de tudo, de terror psicológico. O título desse volume indica isso. O livro se chama "Segurança atrás das Grades" porque o grupo encontra uma enorme penitenciária abandonada e quer usá-la como seu quartel-general. Para isso, precisa superar mais zumbis e novas situações, como um grupo de quatro presidiários que já habita aquela prisão. Seriam eles confiáveis?
Toda a luta do grupo do policial Grimes nesse volume está em conseguir entrar e se ambientar na penitenciária. Só assim eles estariam a salvo dos zumbis. Paradoxal: querem ficar presos para se sentirem livres. Esse é o mundo de "Os Mortos-Vivos".


Os Mortos-Vivos - Segurança Atrás das Grades
Autores:
Robert Kirkman, Charlie Adlard e Cliff Rathburn
Editora: HQM
Quanto: R$ 29,90 (148 páginas)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: O maior poeta vivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.