São Paulo, quarta-feira, 23 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Membro tenta deter Temptations falsos

Otis Williams, único integrante original vivo, já processou três ex-colegas por usar nome sem ter permissão

A ex-Supremes Mary Wilson é ativista pró-projeto de lei americano que visa por fim a grupos impostores


DE LOS ANGELES

"É um desafio constante", desabafa Otis Williams, único membro original vivo dos Temptations e dono da marca da banda, conhecida nos anos 60 como "os imperadores do soul" da Motown.
Em entrevista à Folha por telefone, Williams reclamava da dificuldade de deter grupos impostores que pegam carona no nome Temptations sem permissão, como o que tocou em São Paulo, na Virada Cultural.
Embora Glenn Leonard tenha cantado na banda de 1975 a 1983, ele não pode usar o nome e já foi processado por isso.
O próprio site do artista avisa que ele não é afiliado aos atuais Temptations, banda que Williams lidera até hoje, com turnês e lançamentos de novos álbuns.
O site diz que nenhum "comprador, clube ou agente tem permissão para agendar ou promover sua apresentação" como se fosse dos Temptations. Procurado, o artista não foi localizado pela reportagem.
"Tem uns Temptations falsos circulando por aí, como Glenn Leonard e tal. Fiquei sabendo que eles foram ao Brasil", disse Williams à Folha. "As pessoas acham que estão indo ver meu grupo e ficam decepcionadas."
Em 2007, Williams abriu processo contra três ex-integrantes da banda que passaram a usar o nome sem permissão: Leonard, Ali Woodson e Barrington Henderson.
Em 1999, ganhou um processo contra Dennis Edwards, ex-membro, que teve que pagar US$ 50 mil a Williams e aos herdeiros do falecido Melvin Franklin.

DISCO NOVO
Mary Wilson, ex-Supremes, é uma das ativistas que lutam pela federalização do projeto de lei "Truth in Music", já em teste em 33 Estados americanos, para por um fim às bandas impostoras.
"Primeiro precisamos transformá-la em lei federal e, depois, levá-la para fora do país", disse a cantora, que faz de 75 a 100 shows por ano usando apenas seu nome.
Enquanto isso, os Temptations reais, só com Williams de membro original, seguem com shows pelo mundo e lançaram no mês passado seu 49º álbum, "Still Here", o primeiro desde 2007.
(FERNANDA EZABELLA)


Texto Anterior: Retorno: Reunião não deverá acontecer
Próximo Texto: Show foi "baseado no repertório" da banda, diz Prefeitura de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.