São Paulo, terça, 23 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO
Conclusão da obra deve acontecer em dezembro, para quando está prevista a inauguração do complexo
Cumeeira marca restauro do Júlio Prestes

Leonardo Colosso/Folha Imagem
Fachada em obras do Complexo Cultural Júlio Prestes, que deve ser inaugurado em dezembro deste ano


da Reportagem Local

Acontece hoje, às 10h, a Festa da Cumeeira, que marca a finalização da primeira etapa da construção e restauro do Complexo Cultural Júlio Prestes. O local será a futura sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O projeto de restauro do complexo foi desenvolvido pelo arquiteto Ismael Solé, que coordenou também a restauração do teatro São Pedro. A obra, orçada em R$ 39 milhões deve ser inaugurada em dezembro. Na festa, que consiste em uma homenagem aos operários que participaram da obra, haverá a presença do governador Mário Covas e do secretário do Estado da Cultura, Antônio Angarita. A primeira etapa da obra consiste na colocação da estrutura metálica e na cobertura do telhado da sala de concertos, além da restauração de portas, fechaduras e balaústres da sala. O local em que se apresentará a orquestra pretende ser uma das mais modernas salas de concertos da América Latina, com capacidade para 1.500 pessoas em um espaço de mil m 2de piso e pé direito de 24 metros.
O Complexo Cultural Júlio Prestes abrigará também uma escola de música no antigo prédio do Deops, onde hoje funciona o Decon (Delegacia do Consumidor), além de nove salas de ensaio, salão para música de câmara com capacidade para 250 pessoas, estúdio de gravação e dois restaurantes.
O prédio do antigo Deops é pleiteado pela Universidade Livre de Música, cuja sede é na rua Três Rios, em Bom Retiro.
O local que abrigará o complexo é uma construção, realizada entre 1926 e 1938, feita para ser a sede e o ponto de partida da Estrada de Ferro Sorocabana.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.