São Paulo, terça, 23 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Copa alavanca audiência da novela das seis

ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

Os jogos da Copa do Mundo, principalmente os do Brasil, estão ajudando a Rede Globo a aumentar a audiência da novela das seis. Hoje, o Brasil enfrenta a Noruega e o fenômeno deverá se repetir.
No primeiro jogo, contra a Escócia, a emissora marcou 53 pontos no Ibope e o SBT, 7. Cada ponto equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.
Na partida em que o Brasil enfrentou Marrocos, no último dia 16, a audiência da Globo foi de 55 pontos de média, uma audiência só atingida, neste ano, pelos últimos capítulos de "Por Amor".
Impulsionada pelo futebol, "Era Uma Vez", que veio logo em seguida, conseguiu média de 43 pontos, algo que não acontecia com a novela das seis da Globo desde "Sonho Meu" (1993/94).
Naquele dia, a última terça, "Era Uma Vez" bateu até a novela das oito, "Torre de Babel", que teve 42 pontos de média.
Os dados do Ibope mostram uma tendência de crescimento da audiência de "Era uma Vez" desde que a Copa começou, no último dia 10 (veja quadro abaixo).
O autor da novela, Walther Negrão, afirma que "Era Uma Vez" está tendo um "share" alto. "Share" é o percentual de televisores ligados que estão sintonizados em determina emissora.
"Nosso share sempre foi acima dos 50%. Como a Copa aumenta o número de televisores ligados, nossos pontos de audiência também aumentam", diz.

Novela das oito
A novela das oito, "Torre de Babel", recuperou um pouco a audiência, mas continua perdendo no Ibope para o "Jornal Nacional". Tradicionalmente, a novela das oito sempre teve mais público do que o telejornal.
"Torre de Babel", que chegou a registrar 35 pontos, no último dia 4, está agora na casa dos 40 pontos. Mas ainda está longe da meta de 50 pontos.
A demonstração da importância para as emissoras da transmissão dos jogos foi dada nos últimos dois domingos. No dia 14, às 9h30, o jogo entre Argentina e Japão alcançou 23 pontos de média na Globo.
O "Domingão do Faustão", principal atração da emissora naquele dia, exibido das 16h às 20h, marcou menos, uma média de 19 pontos, e perdeu no horário para o "Domingo Legal", que chegou aos 23.
Anteontem, às 16h, a Globo optou por transmitir o jogo entre Irã e Estados Unidos e conseguiu 28 pontos, contra 16 do SBT, que exibiu "Domingo Legal".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.