São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NET CETERA

Conheça o Dow Jones do fim do mundo

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Que o mundo de Wall Street está acabando você já deve ter reparado ao olhar os índices da Bolsa de Valores de Nova York dos últimos dias, principalmente o Dow Jones, que mede a performance das principais empresas.
O que eu não sabia é que existe um sujeito que semanalmente calcula o que ele chama de "O Dow Jones do Fim do Mundo".
É o Rapture Index ("rapture" aqui significa o fenômeno bíblico do arrebatamento), sediado no www.raptureready.com e comandado por Todd Strandberg a partir de Bellevue, em Nebraska.
Durante o dia, esse evangélico trabalha como mecânico de aviões da base local da Força Aérea. Nas horas de folga, lê os jornais e vê os noticiários da TV sempre com um lápis e um bloquinho na mão. Vai anotando números e escalas que quem vê de fora não entende, mas que estão muito bem explicados no site.
Strandberg leu com lupa o "Apocalipse", o último livro do Novo Testamento da Bíblia, elencando todos os sinais que seriam dados de que o fim dos tempos estava por chegar e atribuiu a cada um deles um peso. Assim, "pragas" valem cinco pontos, o mesmo que "fome", mas dois acima de "falsos profetas".
Segundo o último índice, atualizado no dia 15 de julho, os sinais de que o mundo está acabando batem hoje 172 pontos, uma alta de dois pontos. O recorde foi atingido em 24 de setembro do ano passado, 13 dias após o ataque terrorista aos EUA: 182 pontos. A baixa é da década passada, 12 de dezembro de 93: 57 pontos.
Cada índice é explicado item por item. O crescimento do último, por exemplo, pode ser atribuído às enchentes no Texas, enquanto a recente vitória da situação nas eleições presidenciais francesas reforça a tese de que o anticristo virá da União Européia, leitura mais século 21 do sinal que escrituras definiram como a reunificação do Império Romano.
Segundo a tabela de Strandberg, o índice acima de 145 pontos equivale à posição "aperte os cintos", enquanto o indicador de "atividade profética moderada" ficaria entre 85 e 110. Ele não está pregando no deserto: cerca de 8 milhões de pessoas já visitaram seu site, com pelo menos a mesma fé que 70 milhões de norte-americanos consultam todos os dias seus investimentos na Bolsa.
"Você pode definir o Rapture Index como um Dow Jones da atividade pré-fim do mundo, mas prefiro imaginá-lo como um velocímetro de profecias. Quanto maior o número, maior a velocidade com que caminhamos para o fim dos tempos", escreve ele.

E-mail: sergiodavila@uol.com.br

Site: www.uol.com.br/sergiodavila



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Spam: Moby dá o troco por e-mail
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.