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Crítica/samba
Cláudio Jorge e Carlinhos Sete Cordas confirmam talento em CD com Dorina
LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO
Não chega a merecer
"eureca!" a idéia de
juntar uma cantora,
dois violonistas e um repertório no qual o violão é o protagonista. Muito mais do que o conceito, o que sustenta "O Violão
e o Samba" é a qualidade dos artistas -em especial os instrumentistas- e das 12 músicas.
Cláudio Jorge e Carlinhos
Sete Cordas deixam mais exposta neste CD a virtude que
mostram nos tantos outros de
que participam: um grande talento voltado para o conjunto,
não para o exibicionismo. Cláudio, além de ótimo compositor,
é o violonista que comanda a
banda de Martinho da Vila.
Carlinhos é, hoje, o sete-cordas
mais requisitado pelos cantores e produtores de samba.
Dorina pode não ser uma intérprete exuberante, de vastos
recursos, mas sempre se entrega com muita paixão e conhecimento de causa aos sambas. O
CD começa, inclusive, com
uma música que tem forte ligação com sua vida: "Samba do
Irajá" (Nei Lopes) reverencia o
bairro carioca em que ela cresceu. A gravação com os violões
apenas dedilhados, sem batidas, é muito feliz.
"Zuela de Oxum" (Moacyr
Luz/Martinho da Vila) é outro
destaque, também por causa da
leveza que Cláudio e Carlinhos
dão a um samba de marcação
forte, tentador para excessos.
Dorina fica à vontade para, praticamente, recitar a letra.
Ainda nos melhores momentos, "De Qualquer Maneira" ganha o apoio das vozes emocionadas dos violonistas.
É uma das principais composições de
Candeia, feita depois que um tiro o deixou paraplégico: "Sentado em trono de rei/ Ou aqui
nesta cadeira/ (...) Enquanto
houver samba na veia/ Empunharei meu violão".
Duas faixas são inferiores por
razões que quase independem
dos três artistas. A versão de
"Tudo se Transformou" fica
acanhada diante de outras do
passado, principalmente a do
autor, Paulinho da Viola.
Já "Cordas de Aço" também
padece da falta da emoção original, que sobra na gravação de
Cartola.
O VIOLÃO E O SAMBA
Gravadora: Zambo
Quanto: R$ 25, em média
Avaliação: bom
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