São Paulo, sábado, 23 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Fotos feitas por macaco geram briga autoral

Um dos retratos feitos pelo macaco da Indonésia com câmera do fotógrafo David Slater

DE SÃO PAULO

As imagens rodaram o mundo. Enquanto trabalhava num parque natural na indonésia, o fotógrafo britânico David Slater teve sua câmera surrupiada por um macaco, que tirou autorretratos e ficou fascinado com sua própria imagem.
O macaco ficou famoso. Mas, nos últimos dias,as imagens se tornaram o centro de uma disputa acirrada por direitos autorais, segundo o jornal online "Huffington Post".
Tudo começou quando um site chamado Techdirt publicou um texto lembrando que o crédito das imagens é dado à agência inglesa Caters News, para a qual Slater trabalha. Como o direito autoral pertence a quem tirou a foto -o macaco, no caso-, o site perguntava se a agência poderia, de fato, lucrar com ela.
A Carters exigiu que o site retirasse as imagens da internet, pois estariam sendo usadas "sem permissão".
Em resposta, o site lembrou que macaco tirou as fotos sem a ajuda humana e que, pela lei, elas não seriam passíveis de registro.
Outros animais já tiraram fotos. Um gato americano teve uma câmera-colar instalada em seu pescoço e fotos vendidas a U$ 145 (R$ 225) cada. Não se sabe até quando.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Deputado do Rio propõe 'bolsa-artista' de R$ 1.090
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.